Seu nome é yacon. Mas o tubérculo originário da Cordilheira dos Andes também é conhecido como batata yacon, batata diet e até batata do diabético. Isso porque, com 90% de água na composição, esse superalimento de baixa caloria é rico em fibras solúveis (principalmente a inulina, que tem efeito prebiótico) e polifenóis, contribuindo para o controle do colesterol e triglicerídeos.

Com diversos benefícios já comprovados para a saúde do organismo, o ingrediente – que é cultivado no Brasil desde meados dos anos 1990, tendo o interior de São Paulo como maior produtor – vem chamando a atenção da indústria da beleza, especialmente para a formulação de produtos naturais e veganos nas categorias de cuidados com os cabelos e a pele.

A Solabia, companhia especializada na manufatura de matérias-primas destinadas a cosméticos, entre outras áreas, conta com dois ativos formulados com extrato, ou mel, de yacon. “O Nutrimel® Hair é produzido a partir da hidrólise controlada da batata yacon. Ele tem efeito suavizante, pois regenera os fios por todo o seu comprimento e repara as pontas, além de proporcionar brilho de longa duração, ativando o reflexo da luz nos cabelos”, afirma a diretora comercial e de marketing Ana Paula Rezende.

Já o Nutrimel® Skin, segundo a executiva, é um suco vegetal 100% puro que é extraído do yacon por meio de prensagem a frio em condição não desnaturante. “O ativo final é padronizado em polifenóis e frutose, trazendo hidratação e energização para a pele”.

Mel de yacon no cuidado da pele

Os fabricantes brasileiros de cosméticos vêm aderindo à novidade. É o aso da rede de estética facial Sóbrancelhas, que tem em sua linha própria de cosméticos os sabonetes faciais Honey Green com o extrato de yacon, além da Espuma de Limpeza Micro, indicada para uma higienização profunda antes dos procedimentos de micropigmentação. “Com poder anti-inflamatório e anti-hemorrágico, é um ativo cheio de benefícios para a nossa pele, além de trazer resultados rápidos”, diz a CEO Luzia Costa.

A CARE Natural Beauty lançou recentemente o Super Cleansing Oil, óleo de limpeza facial formulado com o insumo. “O mel de yacon, 100% vegano, tem propriedades antibacterianas e prebióticas, que ajudam na hidratação e limpeza da pele. Ele é rico em vitaminas e, portanto, considerado um verdadeiro elixir de beleza”, exalta Patrícia Camargo, sócia-fundadora da marca de clean beauty.

Segundo a empresária, além dos produtos voltados para a limpeza da pele, o ativo derivado do tubérculo pode ser incorporado em outros tipos de fórmulas de skincare, como séruns e hidratantes, por exemplo.

Ativo também já é utilizado em formulações de haircare

No segmento de haircare, marcas nacionais também já estão incluindo o mel de yacon na composição de seus produtos, como a Fika e a Abela Cosmetics. Na B.O.B, especialista em cosméticos sólidos, o ativo aparece em sua Máscara Capilar Hidratação.

O mel de yacon é um bioativo de origem 100% vegetal, com uma quantidade significativa de água, sendo um ótimo agente hidratante, emoliente, antioxidante. Ele confere brilho progressivo aos fios dos cabelos opacos e secos e também dos cabelos fragilizados por processos químicos. E o melhor: é vegano e cruelty free”, diz Andreia Quercia, co-fundadora da B.O.B.

Para ela, as opções de cosméticos com extrato de yacon devem ganhar espaço no mercado brasileiro. “É um importante ativo, que está ganhando notoriedade em diversos estudos publicados nos últimos anos. Ele ainda é pouco conhecido e divulgado, tendo uma distribuição limitada. Mas a tendência é que os consumidores busquem cada vez mais alternativas naturais e limpas para uso pessoal e, com isso, o consequente aumento da oferta”, afirma Quercia.