O filtro solar precisa proteger a pele dos raios UVB - que atuam na camada superior da pele e causam as queimaduras e vermelhidão - e UVA, que penetram profundamente na pele, acelerando o processo de envelhecimento e facilitando o aparecimento de rugas, manchas e até câncer de pele. Outra preocupação é com a radiação de fontes artificiais, como luzes fluorescentes e as emitidas por aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores.

Proteção extra

Os pigmentos de cor funcionam como uma barreira física no filtro solar, proporcionando uma proteção extra para a pele contra a luz visível. Essa tendência promete crescer no Brasil nos próximos anos e a indústria de beleza deve investir em novas opções de acabamentos que respeitem a diversidade de pele da população no país.

A La Roche-Posay ampliou o seu portfólio de proteção solar com o Anthelios HydrAOX FPS 60 com cor. De ação anti-idade, textura fluida e toque seco, tem leve cobertura nude. Outras linhas Anthelios já contam com versões pigmentadas: o AE-Pigmentation FPS 50, que atua contra rugas e manchas e tem duas versões com cor, o XL Protect FPS 60, com tons para peles claras, morenas e escuras, e o Airlicium FPS 70, com efeito matte e comercializado em quatro cores diferentes.

A Bioderma tem dois lançamentos no segmento, o Photoderm Nude Touch FPS 50+, fotoprotetor bifásico mineral desenvolvido em três tons para peles mistas e oleosas, e o Photoderm Cover Touch 50+, com textura matte de longa duração e quatro cores disponíveis para disfarçar acnes e sinais de oleosidade.

Outra novidade vem da L’Oréal Paris, com sua primeira linha de proteção solar diária para o rosto, a UV Defender. Com FPS 60, ela é formulada com ácido hialurônico puro, prevenindo linhas de expressão, rugas e manchas solares. O produto foi lançado em cinco versões, três delas com cor, atendendo a peles claras, médias e escuras.