A Protex, líder no mercado de sabonetes antibacterianos, acaba de lançar com exclusividade no Brasil a linha Pro Tattoo, com sabonetes líquido e em barra para o cuidado com a pele tatuada. “Uma grande parcela da população brasileira é tatuada e não tinha acesso a produtos específicos, por isso fizemos diversos estudos e apresentamos Protex Pro Tattoo”, diz Katia Ambrosio, diretora de cuidados pessoais da Colgate-Palmolive.

A fórmula, que elimina 99,9% das bactérias, traz niacinamida, óleo de linhaça e proteína do leite, auxiliando a pele no seu processo de renovação e preservando a cor da tatuagem por mais tempo. “O sabonete deve ser usado diariamente, não apenas após a tatuagem, para garantir sua manutenção a longo prazo”, explica Ambrosio.

Tatuagem como forma de expressão

Para lançar o produto, a marca criou uma campanha com mulheres de mais de 60 anos, que sempre quiseram se tatuar, mas que por questões pessoais e o preconceito maior que havia em torno das tatuagens, adiaram esse desejo. “A população está mudando a forma como vê e percebe as tatuagens. Hoje elas não são mais ‘marginalizadas’ e sim vistas como uma forma de expressão, pela qual muitos marcam permanentemente na pele histórias importantes de suas vidas”, afirma a executiva.

Patrícia Lima, CEO e fundadora da Simple Organic, compartilha da mesma opinião. “Assim como há pessoas que se expressam através da moda, da maquiagem, da música e outras formas de arte, também tem muita gente que usa a tatuagem como uma ferramenta de expressão. A grande maioria do nosso time possui tatuagem, algo supernormal e que faz parte da nossa cultura. Por isso, quisemos trazer um produto para apoiar e representar essas pessoas e democratizar o skincare natural para as peles tatuadas”.

Cuidado com as tattoos a longo prazo

A beautytech brasileira de cosméticos sustentáveis tem em seu portfólio o Ink Oil, um blend de óleos vegetais de fontes sustentáveis da biodiversidade brasileira, como o açaí, o maracujá e o babaçu. Esses ingredientes possuem propriedades hidratantes e emolientes que ajudam a manter a integridade da barreira da pele e os níveis de hidratação altíssimos. “Nossa indicação é usar o produto para o cuidado com as tattoos a longo prazo, depois que ela já estiver cicatrizada, porque ele vai manter a saúde e o brilho dos desenhos”, diz Lima.

A Coppertone, principal marca de proteção solar nos Estados Unidos, trouxe para o Brasil a loção Tattoo FPS 50, que, ao associar filtros físicos e químicos, promete minimizar o desbotamento de tatuagens causado pela exposição ao sol. Lançado no país em 2016, ainda é uma das poucas opções específicas no mercado para os tatuados.

Ao meu ver as marcas deveriam enxergar a pele tatuada da mesma forma como enxergam peles oleosas, secas e maduras, por exemplo. É uma característica daquela pessoa, que também merece carinho e atenção, então por que não investir nisso?”, questiona a CEO da Simple Organic. “A tatuagem está cada vez mais presente na nossa sociedade, então acredito que, cedo ou tarde, haverá uma grande variedade de cosméticos para a pele tatuada”, ela finaliza.