Carolina Filgueiras, sócia proprietária da Santapele

Em 2008, o empresário Carlos Alberto Filgueiras decidiu criar uma linha de cosméticos naturais exclusiva para seu luxuoso hotel em São Paulo, o Emiliano. Assim nasceu a Santapele. A marca fez tanto sucesso entre os hóspedes que, dez anos depois, ganhou vida própria e foi lançada no varejo.

Sempre houve procura por parte dos hóspedes. Recebíamos e-mail perguntando se não tínhamos venda eletrônica e solicitações de lojas querendo revender a marca. Foi um passo natural”, afirma Carolina Filgueiras, sócia proprietária da Santapele e umas herdeiras do Emiliano, que teve uma filial inaugurada no Rio de Janeiro em 2016.

Há 30 anos no mercado, a Realgem’s é maior fabricante de amenities no Brasil. Para o CEO Mauro Carvalho de Oliveira, produtos de marca própria valorizam o serviço do hotel. “Quando um hóspede encontra em seu apartamento artigos de marca própria, ele entende que aquela formulação foi pensada e escolhida entre tantas opções”, diz. “O mesmo não acontece com itens personalizados, que dão a ideia de um brinde comum, um produto mais simples que apenas ganha uma etiqueta com o nome do hotel”.

Atualmente 60% da produção da Realgem’s é voltada a marcas próprias e de luxo. Na primeira categoria, se encontra a linha Talentos do Brasil, com matérias-primas vindas de agricultura familiar e parte do valor das vendas destinada à comunidade de origem. Entre as opções de luxo, há coleção assinadas por Christian Lacroix e o estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch. “Percebemos a evolução deste mercado a partir da mudança de comportamento dos próprios consumidores, cada vez mais exigentes e atentos às questões ambientais”, cita Oliveira.

Filgueiras concorda com a alta expectativa dos consumidores e vê aí uma diferença em trabalhar com cosméticos para hotelaria e para o público em geral. “Enquanto amenities são uma cortesia para o hóspede, com escolha determinada pela administração do hotel, no varejo, a compra é feita por clientes que esperam sempre produtos de alta qualidade”, afirma.

Contundo, a empresária garante que ampliar o negócio não impactou o dia-a-dia da Santapele. “Trouxemos a mesma experiência dos hóspedes para os cosméticos do varejo. Para os produtos já existentes dimensionamos uma volumetria maior e estamos lançando novos itens”.

Seus artigos para o cuidado da pele e cabelo, perfumaria e aromatização de ambientes começaram a ser comercializados pelo site da empresa e em algumas lojas multimarcas. O primeiro ponto próprio de vendas, um quiosque, acaba de ser inaugurado no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. “Nossa expectativa é dobrar a receita neste ano, com as vendas de varejo já representando 80% do faturamento”, anuncia Filgueiras.

Hóspedes no Brasil da rede internacional Hyatt têm à disposição amenities da Granado e podem comprar produtos da marca no próprio hotel. Há cerca de 15 anos, a empresa fornece os cosméticos em miniatura para o hotel e desde 2011 mantém uma loja conceito nas dependências da unidade em São Paulo (no Hyatt do Rio de Janeiro, desde 2016). “Estamos presentes em outros hotéis, mas a parceira com o Hyatt, é muito importante pelo posicionamento do hotel e a representatividade brasileira que conseguimos oferecer juntos”, diz Sissi Freeman, diretora de marketing e vendas da Granado.

Vendidos em frascos de 50ml, os amenities da Granado podem também ser adquiridos em diversas lojas da rede. “Damos atenção a pontos de venda em que há grande movimento de pessoas viajando, como nossa unidade no aeroporto internacional do Rio de Janeiro”, completa Freeman.