Entramos no terceiro ano da pandemia da Covid-19 e as máscaras seguem como item de uso obrigatório em muitos países, incluindo o Brasil. Mas não é porque os lábios permanecem escondidos atrás desses acessórios de proteção que deixaram de ganhar a atenção das consumidoras no país.

A maquiagem para os lábios continuou a fazer parte do dia a dia das brasileiras”, afirma Juliana Barros, diretora executiva de marketing da Avon. Mas ela cita uma mudança na preferência das compradoras: “Produtos que não transferem e de longa duração auxiliam muito com o uso da máscara e se tornaram a nova escolha dessa consumidora”.

Com batons líquidos que prometem até 16 horas de duração, sem transferir ou borrar, a linha Power Stay foi lançada pela Avon no Brasil no segundo semestre de 2019. Em 2020, a coleção foi ampliada, com novas cores e a versão tradicional do batom em bala. No ano passado, foi a vez dos lip tints entrarem no portfólio. “O Lip Tint Power Stay é um produto ideal para não borrar os lábios, manchar a máscara ou deixar sensação de lábios ressecados”, diz Barros.

Pela pigmentação mais leve, os lip tints também se destacaram na pandemia. A marca de produtos naturais Unevie, que acaba de lançar sua primeira linha de maquiagem, a BruAzevedo Natural Beauty, se surpreendeu com o sucesso do produto. “A venda do lip tint superou todas as nossas expectativas”, revela Bruna Azevedo, supervisora de produção da marca de cosméticos e “madrinha” da linha de maquiagem. “As mulheres passaram a usar mais lip tint, que além de deixar os lábios mais naturais, têm melhor fixação”, acrescenta.

Mas, segundo ela, o êxito do produto está em sua composição, com ativos hidratantes como ácido hialurônico e D-Pantenol. “As pessoas começaram a se olhar mais, gastar mais tempo com o autocuidado e, consequentemente, ser mais exigentes com os produtos, buscando por aqueles que não apenas embelezam, mas tratam a pele, inclusive a dos lábios”, opina Azevedo.

Coleção de tint balms da Dailus

A Dailus, que já tinha uma coleção de lip tints em seu catálogo, lançou em 2021 uma linha de tint balms com FPS 8. “As mulheres querem lábios bonitos e bem cuidados. Nosso Tint Balm foi desenvolvido justamente com essa proposta”, diz Carolina Bertelli, diretora de marketing, P&D e novos negócios da marca. Com fórmula enriquecida por óleo de mamona, cera de candelila e vitamina E, o produto tinge suavemente, hidrata e protege os lábios.

A Yves Saint Laurent Beauté trouxe para o Brasil no final do ano passado seus clássicos batons Rouge Pur Couture, com FPS 15, extratos naturais e ativos antioxidantes. “A brasileira tem um perfil muito ligado à beleza e está preocupada em cuidar da pele para que a maquiagem seja um toque final na sua rotina. Os batons YSL garantem o efeito de textura e cor e, ao mesmo tempo, proporcionam conforto e hidratação”, afirma a gerente de marketing Carolina Vidal.

Para uma era pós-mascaras, a executiva da Avon aposta na maquiagem como forma de expressão da personalidade e um impulso na autoestima. “Com os lábios expostos, certamente a mulher vai ousar e se emponderar, trazendo mais cores para sua vida”, projeta Barros.

Azevedo acredita que a busca por produtos naturais e multibenefícios seguirá em alta. “Quando pararmos de usar máscara, a procura por maquiagem com ativos ‘do bem’, que tratam da pele, vai continuar crescendo. É uma espécie de despertar para uma condição mais natural”, diz a supervisora da Unevie.

Já a gerente da YSL Beauté espera pela retomada das vendas. “Na pandemia, observamos uma queda no segmento de maquiagem. Quando o dia chegar e pudermos flexibilizar o uso da máscara, nossa expectativa é de crescimento na categoria, sobretudo quando falamos de produtos para os lábios”, finaliza Vidal.