Poucas “transformações” deram o que falar no mundo da beleza nos últimos tempos como a da atriz Samara Felippo. Aos 42 anos, ela, que já vinha assumindo publicamente os fios brancos, apareceu com o cabelo totalmente grisalho.

Na pandemia, a Samara Felippo já estava com os fios brancos aparentes e decidiu adotar o grisalho por completo para não ficar refém dos retoques e colorações. Esse desejo, que ela já tinha há um tempo, ganhou mais força durante o isolamento social”, diz Joana Fleury, diretora da L’Oréal Professionnel, marca responsável pela mudança no visual.

Assim como a atriz, muitas brasileiras vêm “perdendo o medo” dos temidos brancos e a Covid-19 colaborou para esse movimento. “Com o acesso restringido aos salões de beleza e a possibilidade do home office, mulheres que já tinham vontade de experimentar um look mais natural, aproveitaram para se verem com os cabelos brancos ou grisalhos”, afirma Danilo Carvalho, diretor de educação do Grupo Alfaparf.

Mas não é porque são naturais que eles exigem menos cuidados. “Os cabelos brancos são mais sensíveis a agentes agressores, como secador, chapinha, cloro, metais (presentes até mesmo na água do chuveiro) e exposição solar, pois a ausência de melanina faz com que a fibra capilar tenha menor capacidade de se nutrir. Portanto, o folículo fica mais fino e mais propenso ao ressecamento”, explica Fleury. “O tratamento deve ser feito com muito cuidado e com produtos desenvolvidos para esta função, como nossa linha Silver”.

Age System, da Aneethun, restaura força e massa perdidas com envelhecimento capilar

Pertencente à Alfaparf, a marca de haircare Yellow Professional também criou uma linha Silver, específica para eliminar os tons amarelados e alaranjados dos cabelos. “Os fios brancos tendem a amarelar por conta de poluição e de fuligens“, aponta Carvalho.

A Aneethun, além dos produtos Blond System, que neutralizam e uniformizam a cor dos grisalhos (e loiros), tem em seu portfólio a linha Age System, focada na restauração da força a da massa capilar perdidas durante o processo de envelhecimento natural dos cabelos.

As empresas já estão enxergando esse novo comportamento das mulheres, que agora buscam um resultado mais natural. É uma oportunidade para ofertar novos produtos e atender às necessidades desse público, que também é exigente”, afirma Renata Lima, coordenadora de educação da Aneethun.

Uma das pioneiras no cuidado dos cabelos grisalhos no Brasil foi a Bambbu Cosméticos. “Em 2018, desenvolvemos a linha Black Desamareladora. Decidimos focar nesse nicho, que além de estar em pleno crescimento, não contava com produtos desenvolvidos para esse tipo de fio”, conta Angela Farias, química e cosmetóloga da marca.

Ela acredita que esse movimento ganhará mais espaço no Brasil e que a indústria de cosméticos deve investir em novos produtos para esse público. “A Bambbu Cosméticos, por exemplo, deve lançar em breve um kit Black Desamarelador para cacheadas grisalhas”, revela. “A derrubada desse grande tabu dos cabelos brancos já está acontecendo. Quando famosas assumem seus fios naturais perante a mídia, muda muito o conceito de beleza e faz as pessoas refletirem e aceitarem melhor essa questão”, diz Farias.

A diretora da L’Oréal Professionnel endossa a opinião. “Mais do que uma tendência de beleza, estamos falando de um movimento de libertação. Assumir os fios brancos tem muito mais a ver com autoaceitação e autoexpressão. É bem parecido com o movimento das cacheadas, que assumem sua essência e aceitam a beleza única e individual de cada uma”, finaliza Fleury.