Empenhado em conferir maior sustentabilidade às embalagens de seus produtos de beleza, o Grupo LVMH optou por um material parcialmente derivado de calcário para o lançamento do bastão Banana Bright+ Vitamin CC da Olehenriksen.

A embalagem primária do produto é fabricada a partir de grânulos de Limex, um material que contém mais de 50% de matéria inorgânica, como carbonato de cálcio. Desenvolvido e comercializado pelo fornecedor japonês TBM, o Limex constitui uma alternativa mais sustentável às resinas ABS e PP geralmente utilizadas nos componentes de embalagens para cosméticos.

Benefícios ambientais

Em virtude de sua composição, o Limex contribui para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, além de ser reciclável, afirma a TBM.

O fornecedor explica também que a variedade de Limex especificamente voltada para injeção plástica pode ser usada para produzir uma grande diversidade de embalagens de cosméticos — bastões para batom e potes para cremes, por exemplo —, sem necessidade de adquirir novos equipamentos industriais e sem custos adicionais.

Associado a uma embalagem secundária em papelão reciclável com certificação FSC, esse material oferece, segundo a TBM, uma série de vantagens em matéria de sustentabilidade e conserva os padrões estéticos definidos pela marca, graças a sua textura mate e à luxuosa sensorialidade.

No início do ano, a LVMH Beauty já havia anunciado uma nova parceria com a Dow, criada com o objetivo de integrar bioplásticos e plásticos reciclados e recicláveis às embalagens de seus produtos cosméticos. A meta fixada pelo gigante do setor de luxo é eliminar, num futuro próximo, o uso de plásticos virgens de origem fóssil.