O fabricante de polímeros e o gigante do setor de luxo decidiram unir seus talentos para reforçar a sustentabilidade das embalagens de perfumes e cosméticos. Até o final do ano, a Dow pretende lançar dois novos graus de Surlyn sustentável.

A Dow e a LVMH Beauty anunciaram a criação de uma parceria a fim de agilizar o uso de embalagens sustentáveis para perfumes e cosméticos das diversas marcas do Grupo LVMH.

Dois novos graus de Surlyn

O objetivo da colaboração é usar bioplásticos e plásticos compatíveis com o modelo de economia circular nas embalagens usadas pelas marcas da divisão LVMH Beauty, sem afetar o nível de funcionalidade ou de qualidade dos recipientes. A prioridade da Dow é assegurar a sustentabilidade do processo de fabricação da resina Surlyn, um dos produtos de maior destaque da empresa.

O Surlyn é um ionômero muito utilizado no setor de embalagens, em razão de sua transparência semelhante à do vidro. É justamente esse requisito que dificulta o uso de materiais reciclados na fabricação da resina.

Em 2019, em parceria com a Premi, a Dow já havia apresentado tampas produzidas com 40% de Surlyn obtido a partir de sobras do processo de fabricação. Os resíduos industriais de Surlyn eram coletados e em seguida triturados para integrar novamente a linha de produção. Porém, como a quantidade de material reciclado que entrava na composição das tampas impedia que se obtivesse o alto nível de transparência característico do Surlyn, foi necessário adicionar coloração às tampas.

Para contornar esse obstáculo, em parceria com fabricantes especializados a Dow recorreu a uma solução de reciclagem avançada, bem como ao uso de matérias-primas de origem orgânica. "Com isso, esperamos lançar dois novos graus de Surlyn sustentável até o final do ano: um bioplástico à base de material orgânico e um plástico produzido segundo o modelo de economia circular, graças a uma tecnologia de reciclagem avançada que não compromete a qualidade final", explica Shouhaib Mohamed, Marketing Manager da Cosmetic Packaging EMEA da Dow.

Potes e tampas transparentes e sustentáveis

Para a produção de Surlyn de origem orgânica, a Dow pretende empregar matérias-primas como óleo de fritura usado. Segundo a empresa, serão utilizados unicamente resíduos ou subprodutos gerados por processos de produção alternativos, pois essas matérias-primas não consomem recursos terrestres adicionais e não entram em competição com a cadeia alimentar.

"Temos o firme compromisso de não utilizar recursos alimentícios para a produção de nossos polímeros", ressalta Shouhaib Mohamed.

Para o grau de Surlyn circular, a Dow utilizará tecnologias de reciclagem avançada a fim de transformar resíduos plásticos de diferentes naturezas, que dificilmente podem ser reciclados mecanicamente. Essas tecnologias decompõem os resíduos plásticos, por exemplo sob a ação de calor e pressão, disponibilizando os elementos químicos de base que, por sua vez, criam uma matéria-prima equivalente à que é fabricada a partir de recursos fósseis virgens. Esse material – ou matéria-prima circular – pode ser utilizado numa ampla gama de embalagens, oferecendo uma segunda vida a resíduos que hoje em dia são descartados ou incinerados.

"A Dow estabeleceu várias parcerias com empresas que fabricam esse tipo de material reciclado", continua Shouhaib Mohamed.

Graças aos novos graus de Surlyn sustentável – que, segundo a Dow, oferecerão um nível de transparência e uma liberdade de design semelhantes às do restante da linha de produtos –, a LVMH Beauty poderá reduzir a pegada de carbono de suas embalagens, principalmente das tampas de perfumes e dos potes de cremes cosméticos. A previsão é que a empresa consiga diminuir sua pegada de carbono ainda em 2023.

"No âmbito do programa Life 360, o Grupo LVMH decidiu que, num futuro próximo, a composição de suas embalagens terá zero plástico virgem de origem fóssil. Portanto, a colaboração com a Dow para o desenvolvimento de um Surlyn sustentável é essencial, pois esse material é usado no frasco de alguns dos nossos perfumes de maior prestígio, como o da fragrância La Petite Robe Noire, da Guerlain. O uso do Surlyn contribuirá para atingirmos os objetivos de sustentabilidade fixados pela empresa, sem abrir mão da qualidade", afirma Claude Martinez, Presidente Executivo e Diretor-Geral da LVMH Beauty.