A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, nomeou Elias Lacerda como novo presidente da região Américas a partir de 1º de fevereiro de 2026. Lacerda sucederá Guido Skudlarek, que recentemente assumiu a liderança global da linha de negócios de Health Care, sediada nos Estados Unidos.
“A região das Américas é crucial para o sucesso da Evonik”, afirma Lauren Kjeldsen, Diretora de Operações do segmento Custom Solutions e membro do Conselho de Administração responsável pelas Américas. “Agradeço sinceramente ao Guido pelo excelente trabalho no crescimento dos negócios na região e estou confiante de que o Elias conduzirá a próxima fase da nossa trajetória de crescimento na América do Norte e América do Sul. Vemos grande potencial nessa região e temos metas ambiciosas”.
Brasileiro, com formação em Engenharia Química e MBA em Administração de Empresas, Lacerda acumula quase três décadas de experiência na Evonik e suas empresas predecessoras. Metade desse período foi dedicada à gestão de negócios na América Central e do Sul, especialmente no setor de tintas e revestimentos, além de posições globais nas linhas de Sílica e Nutrição Animal. Mais recentemente, liderou a linha de negócios de Coating Additives na sede da empresa em Essen, Alemanha. De 2018 a 2022, atuou como presidente da Evonik na América Central e do Sul.
As operações das regiões América Central e do Sul e América do Norte foram recentemente integradas. “Elias é a escolha ideal para liderar a região. Fluente em quatro idiomas e com uma ampla rede de contatos global, ele reúne de forma exemplar conhecimento técnico-científico e visão de negócios”, destaca Kjeldsen.
A Evonik gera 30% de sua receita anual nas Américas e opera mais de 30 unidades produtivas na região, além de centros de distribuição e escritórios comerciais.
















