A L’Oréal Paris conquistou o título mundial da marca de cosméticos mais pesquisada na internet, segundo um estudo realizado pelo site de informações sobre cirurgia plástica Tajmeeli [1]. A pesquisa mediu o interesse dos usuários por diversas marcas de produtos de beleza, baseando-se nos dados apresentados no Google Trends em 108 países. A marca do gigante francês de cosméticos destacou-se como o xodó dos usuários em cerca de um quarto das nações estudadas, evidenciando o forte interesse dos fãs de beleza por seus produtos.

A marca francesa é especialmente apreciada nos Países Baixos, na Bélgica, na Hungria, na Ucrânia, no Brasil, na Colômbia, na Argentina, na Índia, na Tailândia e na Turquia. Além disso, é a marca mais popular em três continentes: Ásia, Europa e América do Sul. Mas, na contramão das expectativas, a L’Oréal Paris não é a marca favorita dos franceses, que preferem uma marca de luxo: a maison Guerlain.

Marcas com preços mais baixos puxam a fila

O ranking mostra que, em qualquer região do planeta, o público – com raras exceções – prioriza marcas cujos produtos não sejam excessivamente caros, como é o caso da L’Oréal Paris. Em segundo lugar ficou a marca americana CoverGirl, primeira colocada em dez países espalhados pelo mundo e em dois continentes (América do Norte e Austrália/Oceania). Em seguida, vêm a Maybelline, a NYX Professional Makeup e a Avon, cujos produtos também se situam numa faixa acessível de preços.

As marcas lançadas por celebridades com milhões de seguidores nas redes sociais também estão entre as preferidas. A KKW Beauty, grife criada por Kim Kardashian, é número um nos Estados Unidos, enquanto a Kylie Cosmetics, de Kylie Jenner, ocupa o nono lugar mundial, equiparando-se com a Dior, a marca mais popular em quatro países de diversas regiões do planeta. Mas quem domina mesmo o ranking das marcas de celebridades é Rihanna: a Fenty Beauty conquistou o quinto lugar mundial, registrando uma vitória esmagadora na África, em especial na Etiópia, no Quênia e na Nigéria.

Por fim, o estudo mostrou também que Hong Kong é a capital mundial da beleza (de luxo): seis marcas de cosméticos disputam o primeiro lugar, entre as quais Chanel, Shiseido, Estée Lauder, Clarins e Bobbi Brown.