Uma pesquisa realizada pela L’Oréal Professionnel apontou que as principais queixas durante e após os procedimentos de coloração e descoloração capilar estão os danos causados aos fios e a variação de cor em relação ao tom escolhido, efeitos que são provocados, principalmente, pelo excesso de metais presentes na fibra.

Apesar de não trazerem riscos à saúde, quando em contato com oxidantes, como o peróxido de hidrogênio, esses metais levam à quebra do fio e resultados indesejáveis de cor. A partir desse cenário, após sete anos de estudos em nossos laboratórios, apresentamos em 2021 a linha Metal Detox, que reduz em 97% o risco de quebra e garante maior durabilidade da cor, além de proporcionar mais brilho e nutrição aos fios”, afirma Mariana Salgueiro, diretora da L’Oréal Professionnel no Brasil.

Metais como ferro e cobre podem vir da exposição à poluição, de produtos capilares e até mesmo da água com que lavamos os cabelos em casa ou no salão. “Até a água mais limpa pode conter metais, porque as tubulações e encanamentos que o líquido percorre acumulam partículas metálicas que acabam penetrando na fibra capilar. Portanto, é essencial que procedimentos químicos sejam acompanhados por tratamentos antimetais”, diz Salgueiro.

L’Oréal Professionnel foi pioneira da tecnologia antimetal

Ela explica que a tecnologia presente em Metal Detox é a glicoamina, uma molécula responsável por neutralizar os resíduos de metais. Além de produtos profissionais para uso em salão, a linha também traz itens para o home care e vem crescendo, com o lançamento em 2023 de um leave-in e um óleo concentrado. “Trata-se de um tratamento contínuo, complementar ao protocolo de salão, para potencializar o processo de desintoxicação dos fios, além de protegê-los de novas partículas de metais”.

Outras marcas vêm investindo nesse segmento. “A tendência de lançamentos com tecnologia antimetal sugere uma conscientização crescente sobre os efeitos nocivos dos metais nos cabelos. O aumento da exposição à poluição, agentes poluentes na água e o desejo dos consumidores por produtos capilares mais avançados contribuem para essa movimentação no mercado”, afirma Natan Correia, embaixador de BLONDME.

A marca voltada a loiros da Schwarzkopf Professional lançou no ano passado uma coloração com a tecnologia Anti-Metal Blond Protection. Segundo Correia, ela cria uma blindagem nos fios, com ativos quelantes que encapsulam partículas metálicas, não permitindo que haja interação com os fios e as eliminando na lavagem.

Colorações que protegem os fios dos efeitos dos metais

A Wella Professionals é mais um exemplo com a nova coloração Koleston Perfect, que conta com a tecnologia Metal Purifier. “Ela é composta pelo ativo EEDS, que ajuda a desativar o efeito dos metais, minimizando a formação de radicais livres para proteger as ligações capilares, reduzir os danos durante a coloração e manter um controle excepcional da formação da coloração correta, desde as raízes até as pontas, garantindo uma cor ultra precisa e menos danosa aos fios”, explica a embaixadora da marca Andrea Pecora.

Para ela, o mercado brasileiro deve ganhar mais opções de produtos com foco em proteção contra os metais. “Ter cabelos coloridos e saudáveis é uma preocupação crescente dos consumidores e dos profissionais de beleza que querem entregar um bom serviço aos seus clientes. Com o avanço da tecnologia e maior investimento em inovação, o mercado consegue oferecer cada vez mais soluções de produtos que não sejam prejudicais à saúde dos fios nem afetem a qualidade e resultado da coloração”.