O mercado de cosméticos no Brasil não chama a atenção apenas pelo alto faturamento ou volume de produção. O setor é um dos que mais gera empregos no país. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos (Abihpec), são mais de 5.6 milhões de oportunidades de trabalho, com cerca de 23% de postos alocados em salões de beleza.

Cabelereiros e barbeiros não faltam no Brasil e ninguém melhor do que esses profissionais, que conhecem de perto a rotina dos salões e as necessidades de seus clientes, para opinar sobre produtos de beleza e, porque não, ajudar a desenvolvê-los.

Daniela Brillha, diretora de marketing da Vertix

A Eudora, uma das marcas do Grupo Boticário, trabalha desde 2011 com a consultoria do hairstylist Marcos Proença. Apelidado de “cabelereiro das estrelas”, ele colaborou com a criação da linha Siàge, lançada em 2014. “Testamos cada fórmula inúmeras vezes, conversamos com os pesquisadores e modelos que usavam os produtos. Li muito sobre tendências de uso e estilo e novidades dos ativos e ingredientes. Foi uma experiência engrandecedora”, afirma.

No ano passado, a Eudora foi além e apresentou uma coleção que leva a assinatura de Proença. Siàge Expert é composta por xampu, condicionador, máscara e ampolas de tratamento, prometendo reparação extrema e ação profissional para o cuidado dos fios em casa.

A Vertix, um dos braços da fabricante de acessórios de beleza Belliz, não foi atrás de um único profissional para participar do desenvolvimento de seus primeiros aparelhos elétricos. Conhecida por suas escovas, pentes e tesouras para salões, a marca formou uma equipe de profissionais colaboradores, como a colorista Lorraine Freitas, da Color Factory, e o barbeiro Miralvo Junior, que trabalha na rede Corleonne.

O projeto foi construído desde o começo com estes profissionais. Ao longo de dois anos, eles contribuíram com as premissas da concepção, nos dizendo o que faltava no mercado de elétricos, as melhorias possíveis e o que seria o produto ideal”, diz Daniella Brilha, diretora de marketing da Vertix. “Eles também testaram os protótipos e trouxeram seus feedbacks para a área de pesquisa e desenvolvimento, até que chegássemos ao resultado esperado”.

Lançada no mês de março, a linha reúne 18 aparelhos de alta performance que têm os próprios profissionais de beleza como público alvo. São secadores, pranchas, modeladores e máquinas de corte e acabamento. O modelador de 10mm, por exemplo, era uma demanda do mercado. A versão mais fina no mundo do aparelho é indicada para pessoas que estão passando por transição capilar, ajudando na uniformização dos fios naturais em crescimento.

Para o hairstylist Gil Britto, que também participou do processo, os produtos da Vertix devem agilizar a rotina no salão, destacando diferenciais como cabos mais compridos, com 3m, e secadores mais leves, como o modelo de 2400W que pesa 819g. “São atributos que vão melhorar o desempenho em nosso dia-a-dia”, afirma.

Há também profissionais que lançam suas próprias marcas de cosméticos. É o caso de Marco Antônio de Biaggi, cabelereiro há mais de 30 anos e famoso pela sua clientela de celebridades. “Durante todos esses anos de profissão, sempre ouvi pedidos de uma linha de produtos que transmitisse meu conhecimento”, diz.

Apresentada no final de 2017, a MAB foi desenvolvida pela terceirista Lipson, com fragrâncias da suíça Firmenich e foca em cabelos coloridos, hidratação e recuperação dos fios. “O processo de criação levou três anos. Cuidei de cada detalhe, da formulação à embalagem final”, explica Biaggi. Em 2018, a linha ganhou itens para cabelos loiros e cacheados. “A experiência me mostrou o que realmente funciona nos diferentes tipos de cabelo e a recepção do mercado está sendo ótima”, comemora.