O Brasil é o segundo país que mais realiza procedimentos estéticos no mundo, atrás apenas dos EUA, de acordo com a Pesquisa Global Anual Sobre Procedimentos Estéticos e Cosméticos realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps). A aplicação de botox, o preenchimento com ácido hialurônico e o peeling químico, além de tratamentos com lasers, estão entre os mais procurados pelo público brasileiro, em busca de resultados naturais e duradouros.

A indústria de dermocosméticos vem investindo em soluções que potencializam o resultado desses procedimentos, propondo a integração entre tratamentos realizados por profissionais de estética ou dermatologia com os cuidados diários com a pele.

A Avène, marca francesa dos Laboratórios Pierre Fabre, trabalha com o conceito Integrated Skin. “Essa prática une ciência, tecnologia e rotina personalizada para promover a saúde da pele de forma integrada, cujo foco é a sinergia entre procedimentos dermatológicos - antes, durante e após - e o uso de dermocosméticos de alta performance com o objetivo de maximizar os resultados”, explica a head da área médica Fernanda Chaves.

Ela diz que a o novo RetrinAL Creme 0.1 é indicado para preparar a pele antes de procedimentos dermatológicos, já que contém ativos que fortalecem, renovam e equilibram a barreira cutânea. “No pré-procedimento, ele prepara e fortalece a pele. A presença do retinaldeído uniformiza a epiderme, afinando a camada córnea e facilitando a ação de ativos ou tecnologias como peelings químicos e laser fracionado.

Recuperação da pele pós-procedimento e resultados mais duradouros

Já no pós-procedimento, o produto – que também tem na composição niacinamida, ácido hialurônico em dois pesos moleculares e água termal –, proporciona uma recuperação cutânea mais rápida, confortável e com um menor risco do aparecimento de manchas. “Além disso, potencializa os efeitos do procedimento, proporcionando resultados mais duradouros,” ela conta. 

Chaves cita outros produtos do portfólio da Avène com o mesmo tipo de atuação. “O Cicalfate+ Creme Reparador auxilia na restauração da barreira cutânea. O Cicalfate Scar Gel é um gel cicatrizante destinado a lesões/cicatrizes pós-procedimento, que auxilia na recuperação da área tratada. Já a Água Termal Spray com ação calmante, antiprurido e anti-inflamatória, é ideal para o uso imediatamente após procedimentos.

A marca de dermocosméticos profissionais ADCOS Pro também visa a conexão entre o tratamento realizado por seus esteticistas aos cuidados diários em casa. “A continuidade proposta pelo Tratamento Integrado ADCOS Profissional potencializa os resultados obtidos no consultório e prolonga seus efeitos ”, afirma a analista de comunicação científica Nathalia Kapitzky.

Para o preparo da pele pré-procedimento, ela recomenda a Máscara Enzimática ADCOS Pro. “Sua fórmula contém enzimas naturais extraídas do abacaxi (bromelina) e do mamão (papaína), que reduzem a adesão entre as células superficiais da pele, facilitando a remoção das células mortas e diminuindo a espessura do estrato córneo. Esse processo melhora a permeabilidade cutânea, permitindo que os ativos utilizados nos procedimentos penetrem com mais facilidade e atuem de forma mais intensa.

Para pós-procedimentos de rejuvenescimento da pele, Kapitzky indica o PDRN Exo Recover, que tem intensa ação reparadora, estimula a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico e ainda reduz processos inflamatórios, e o Retinal Booster, que estimula a renovação celular, promove firmeza e melhora a textura e a uniformidade da pele. Já para tratamentos que visam firmeza e densidade da pele, sua sugestão é o Collagenic P10. “Formulado com peptídeos biomiméticos, ele estimula a síntese de colágeno e melhora a sustentação cutânea, reforçando e prolongando o efeito lifting.

Segmento exige alto investimento em pesquisa e formulações avançadas

Para ela, ainda são poucos os cosméticos disponíveis no mercado com foco em preparo e recuperação da pele para procedimentos estéticos. “Isso acontece porque esse é um segmento que exige alto investimento em pesquisa, formulações avançadas e comprovação científica de resultados.

Mas esse cenário deve mudar em breve. “O setor de procedimentos estéticos no Brasil está em plena expansão e essa tendência só deve crescer nos próximos anos, abrindo espaço para o desenvolvimento de produtos inovadores que potencializam esses procedimentos”, diz Kapitzky.

A head da área médica dos Laboratórios Pierre Fabre concorda. “Já vemos um movimento crescente de dermocosméticos formulados especificamente para preparar, proteger e reparar a pele em diferentes etapas dos procedimentos. Como o Brasil tem um mercado de estética extremamente dinâmico, a tendência é que esse segmento evolua rapidamente”, finaliza Chaves.