Segundo a Givaudan, o fato de estabelecer a melhor sintonia entre cores, emoções e perfumes pode contribuir para a convergência entre criação de perfumes e percepção sensorial.

"Potencializada pelos 35 anos de expertise da Givaudan na área de neurociências, a tecnologia Myrissi permite uma melhor compreensão dos mecanismos emocionais dos consumidores. Essa capacidade excecional, fruto de uma década de pesquisas universitárias em imageamento cerebral e inteligência artificial, descodifica a conexão espontânea entre o olfato e as cores, que são modelizadas a partir de um banco de dados com mais de 25 mil testes realizados junto a consumidores", explica a empresa num comunicado.

A Givaudan adquiriu a Myrissi em 2021. A startup tinha desenvolvido e patenteado uma tecnologia baseada em IA capaz de traduzir fragrâncias em imagens e motivos coloridos que dialogam com o consumidor.

Graças a esse recurso, é possível orientar o processo criativo e o desenvolvimento do produto, seja a partir de uma composição química para predizer a associação de cores, seja partindo de uma base cromática a fim de determinar sua afiliação olfativa. A tecnologia permite também gerar o moodboard visual e o ecossistema verbal associados a um perfume: desde a embalagem até o universo narrativo da campanha, as emoções do consumidor são traduzidas da maneira mais completa e coerente possível.

O objetivo da Givaudan é ajudar as marcas a potencializar o impacto emocional de suas criações olfativas, seja qual for o canal de venda utilizado.

"A tecnologia Myrissi constitui uma mudança radical para o setor. Com a crescente preferência dada ao comércio on-line, precisamos satisfazer a necessidade dos clientes de criar uma experiência digital olfativa, o que até agora era impossível. A Myrissi oferece aos consumidores a possibilidade de "sentir" imagens e cores capazes de despertar as mesmas emoções que os perfumes aos quais elas estão associadas. Com o algoritmo, a Givaudan oferece também um diferencial para a estratégia de marketing de seus clientes: associar o design dos produtos à fragrância torna a experiência do consumidor mais plena e agradável", explica Maurizio Volpi, presidente da divisão Perfumes e Beleza.

" A tecnologia Myrissi oferece um vetor de inovação para a criação de soluções focadas no consumidor, abrangendo um amplo leque de categorias de produtos, desde perfumes funcionais até fragrâncias finas, graças ao poderoso vínculo existente entre as cores e os perfumes", completa Muriel Jacquot, diretora de Desenvolvimento de Neurociências.