O fabricante de fragrâncias e aromas, anunciou na segunda-feira (8) a aquisição da empresa francesa Myrissi, que usa inteligência artificial para traduzir fragrâncias em imagens e prever a reação do consumidor.

A Givaudan explicou que decidiu adquirir a empresa, criada em 2014, para apoiar "sua estratégia de longo prazo de expandir suas capacidades no campo da inteligência artificial (IA)".

A Myrissi desenvolveu uma tecnologia de IA patenteada que pode traduzir fragrâncias em imagens e padrões de cores relevantes para o consumidor e pode prever a resposta emocional do consumidor final. A ligação entre cores, emoções e fragrâncias foi modelada a partir de um banco de dados de mais de 25.000 testes de consumidores.

“Esta abordagem única centrada no consumidor permite que Myrissi apoie o desenvolvimento de fragrâncias que reflitam perfeitamente os planos de marketing dos clientes,” declarou a Givaudan. De acordo com a empresa, o impacto emocional de um produto é aumentado ao evitar as dissonâncias cognitivas que surgem quando as mensagens sensoriais não são perfeitamente coerentes.

Maurizio Volpi, presidente da Divisão de Fragrâncias e Beleza da empresa suíça, disse que a aquisição da Myrissi ajudará a Givaudan a oferecer “novas abordagens narrativas visuais e verbais aos consumidores”. Essa abordagem é "especialmente importante nestes tempos de rápido crescimento do comércio eletrônico", mas no qual os consumidores não podem sentir o cheiro da fragrância que estão comprando.

A transação, cujos detalhes financeiros não foram divulgados, deve ser concluída no primeiro trimestre de 2021.