Novo princípio ativo da Givaudan Active Beauty, o RetiLife é uma molécula desenvolvida com o objetivo de combater o envelhecimento cutâneo. Segundo a empresa, trata-se do primeiro retinol que contém exclusivamente ingredientes de origem natural.

Processo de fermentação

Essa alternativa sustentável ao retinol sintético foi produzida mediante o uso de micro-organismos. Primeiramente, o retinol puro é produzido durante o processo de fermentação de açúcares vegetais, usando uma substância natural como suporte; em seguida, são adicionados antioxidantes naturais a fim de garantir a proteção do material, mesmo em concentrações altíssimas.

"O RetiLife é o primeiro produto a oferecer uma alternativa sustentável ao retinol sintético, apresentando o mesmo nível de eficácia no combate às rugas", afirma a Givaudan num comunicado.

Sem BHT/BHA nem polissorbato

Formulado unicamente com substâncias de origem natural e usando óleo de girassol como suporte, o RetiLife não contém ingredientes sintéticos como BHT/BHA ou polissorbato. Sua molécula é idêntica à do retinol obtido quimicamente.

"O retinol é amplamente utilizado em fórmulas de produtos antirrugas, em razão de sua eficácia no combate aos sinais de envelhecimento. Depois de anos de trabalho de nossas equipes de pesquisa e desenvolvimento, temos a satisfação de oferecer o retinol mais inovador do mercado, abrindo caminho a novas aplicações no universo de cosméticos e trazendo perspectivas inéditas para o setor de beleza. O RetiLife é uma resposta à demanda dos consumidores por produtos de beleza mais saudáveis", ressalta Romain Reynaud, Diretor de P&D da Givaudan Active Beauty.

A apresentação do RetiLife será feita no salão in-cosmetics Global, programado para Barcelona, na Espanha, de 28 a 30 de março de 2023.

Pesquisas avançadas sobre o retinol

O retinol – uma das formas de vitamina A – é muito utilizado pela indústria de cosméticos em razão de sua capacidade de estimular as defesas naturais da pele. A vitamina A mantém a homeostase dos tecidos epiteliais e das mucosas graças a seu metabólito, o ácido retinoico. Eficaz contra rugas, estrias, imperfeições cutâneas e cicatrizes, o retinol figura entre os ingredientes cosméticos mais populares, ao lado da Aloe vera e da vitamina C. Por isso, tem sido tema de uma série de pesquisas.

Em novembro do ano passado, a Givaudan Active Beauty já havia anunciado o lançamento do Siliphos, alternativa natural aos retinoides com excelente perfil de tolerância.

Outra empresa a apostar nesse ingrediente foi a Serderma, filial da Croda Personal Care, que lançou o ReVitAlide, partícula lipídica submicrônica que contém 3% de retinol ativo. Segundo a empresa, essa microcápsula de alta tecnologia oferece grande estabilidade e impede que o retinol se degrade, facilitando o seu armazenamento e o uso em fórmulas de cosméticos.

Digno de nota é também o lançamento do NovoRetin, da Mibelle Biochemistery. Esse ingrediente ativo à base de plantas é capaz de aumentar a concentração do ácido retinoico naturalmente presente na pele, induzindo assim efeitos semelhantes ao do retinol, sem que seja necessário aplicar retinoides por via tópica.

Todas essas propostas reforçam o papel do retinol como uma das pedras angulares da luta contra o envelhecimento cutâneo.