Após pouco mais de uma década de trajetória, cerca de 500 clientes atendidos e um portfólio que passa de 3 mil fragrâncias desenvolvidas, a casa brasileira de fragrâncias Ginger anunciou um rebranding. “A ideia é propor a este mercado, tradicionalmente mais sóbrio, algo jovem e inovador, reapresentando a Ginger como uma indústria de fragrâncias moderna, criativa e surpreendente”, afirma o CEO Breno Grou.

Essa proposta foi traduzida em uma nova identidade visual. “Nosso nome sempre mostrou a intensidade do gengibre como uma de nossas características, seja pela paixão com que trabalhamos, pela criatividade e ousadia com que desenvolvemos nossos projetos ou pela força da credibilidade que carregamos. Procuramos transmitir isso de uma maneira melhor. A nova logomarca, visualmente chamativa, tem o desenho baseado na flor do gengibre, criando uma conexão com sua simbologia, e as formas conectadas e coloridas remetem à possibilidade criativa das fragrâncias, além de responsabilidade e sustentabilidade”, define o executivo.

Evolução para o design de fragrâncias

Ela conta que, com esse processo de mudança, a empresa deixa de se apresentar como uma casa de fragrâncias, evoluindo para o “fragrance design”. “O design de fragrâncias é um modelo mais difundido em outros países, mas que representa muito do que pensamos para o desenvolvimento das nossas fragrâncias. Fazer o design de fragrâncias é mais do que apenas produzir e comercializar químicos. Nós desenvolvemos soluções complexas com base em estudo, técnica, criatividade e competência, sempre entendendo a necessidade de cada cliente para poder auxiliá-lo do início ao final do projeto e construir da simples fragrância ao produto mais complexo”.

O novo posicionamento da Ginger foi revelado durante a última in-cosmetics Latin America, a maior feira de matérias-primas para cosméticos da América Latina, realizada em São Paulo no mês de setembro. “Aproveitamos o evento para apresentar nossa nova ‘cara’ para o mercado”, fala o CEO. Mas a empresa também levou produtos inéditos à feira.

Mais que fragrâncias, superfragrâncias

A Ginger criou nove superfragrâncias, que foram desenvolvidas pelos perfumistas da marca, Carolina Monteiro e Fabiano Ramos, além da avaliadora Larissa Della Rosa, que fala sobre esse conceito. “Superfragrâncias são fragrâncias com características bastante marcantes, seja na personalidade, potência, fixação, criatividade, técnica ou mesmo na sensação de bem-estar que elas trazem. Essa proposta converge em um universo olfativo de fragrâncias poderosas, intensas, duradouras e ousadas e por isso ganharam este nome”.

Com diversas possibilidades de aplicações além da perfumaria fina, incluindo produtos de higiene pessoal, skincare e velas aromáticas, as superfragrâncias foram divididas em três desdobramentos criativos: “Intensidade e durabilidade”, “Poder e funcionalidade” e “Ousadia e personalidade”. Este último foi o que ganhou mais lançamentos. “Queremos mostrar ao mercado o que vamos propor daqui para frente e ‘Ousadia e personalidade’ transmite exatamente essa imagem”, afirma Della Rosa.

Levando o nome da marca, Ginger Signature foi uma das superfragrâncias lançadas. “A ideia de desenvolver uma fragrância com a assinatura Ginger surgiu enquanto a nova marca era criada. Em meio a discussões sobre valores, cultura e ideais da empresa, fomos chegando a um consenso de como deveria ser o nosso próprio perfume: intenso, ousado, cheio de personalidade e, claro, com o toque marcante do gengibre”, diz Grou.