Com número recorde de expositores et visitantes, a in-cosmetics Latin America 2023 apresentou os avanços do mercado de formulação e desenvolvimento para a indústria cosmética, com apresentações de novos ingredientes e uma ênfase especial em soluções naturais e multifuncionais.

Novidades

Entre as novidades apresentadas, a Chemyunion anunciou lançamentos em skincare e hair care. O Peptid4 S- Control, que, de acordo com Patricia Moreira, diretora global de marketing e diretora comercial de personal care e home no Brasil da empresa, “utiliza princípios de química verde e foi desenvolvido para controle do excesso de oleosidade da pele com eficácia rápida, em quatro horas”. E, também, o Polluout Detox, que promove tratamento avançado aos fios contra danos invisíveis, causados por metais presentes na água, por exemplo, e pode potencializar resultados de procedimentos posteriores, como aplicação de uma máscara ou uma tintura, segundo conta a executiva.

Outro destaque foi o Rootness mood +, da Clariant, ativo natural que reproduz os benefícios da luz do sol para a pele, sem a necessidade de exposição solar, impactando na saúde, melhora no humor e na sensação de bem-estar.

Já o Liftyl biofunctional, da Ashland, que propõe uma forma não invasiva de harmonização facial, com ativo proveniente da árvore Rosewood (pau rosa), por meio da tendência de upcycling. foi um dos lançamentos que chamou a atenção do público.

Para Douglas Santana, gerente de marketing da Scentec, “a in-cosmetics é uma oportunidade de fomentar a região, contribuindo para o seu desenvolvimento. Recebemos clientes dos mercados indiano, europeu e americano, o que é muito positivo. Vemos a relevância da feira em nível global”.

Anne Miwa Sato, gerente de marketing na América do Sul da BASF, explica que “voltamos no ano passado, tivemos muito sucesso e nesta edição não foi diferente. O potencial do evento contribui para que tenhamos bastante participação no mercado e interação com os clientes. Por ser uma feira de ingredientes, traz um público qualificado, equipes de P&D, e isso é muito importante porque são os profissionais envolvidos em decisões de projetos”.

Marcas como Biesterfeld Simko Distribuição, Cargill Beauty, Circe Scientific, Colormix Indústria e Comércio de Pigmentos, Dow, Embacaps, Fortquim do Brasil Indústria Química ltda, Galena Química e Farmacêutica, Gattefossé, Greentech, IFF entre outras, também apresentaram soluções no espaço expositivo.

Prêmios e experiências

O primeiro dia do evento contou com as premiações que destacam inovação e sustentabilidade nas categorias: Green Ingredient Awards, que teve o Sea Balance 2000, da Carbonwave, como vencedor; Prêmio in-cosmetics Innovation Zone Best Ingredient, com os primeiros lugares para RetiLife, da Givaudan (ingrediente ativo) e Sea Balance 2000 (ingrediente funcional); e o Prêmio de Inovação ABIHPEC que foi para a Innovasell Fine Ingredients & Actives.

Muito nos chama a atenção a qualidade e a velocidade dos avanços técnicos apresentados, reflexo do comprometimento em trazer para o mercado, iniciativas inovadoras e diferenciadas”, discursou João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC, durante a cerimônia.

O evento também foi marcado por experiências promovidas pelos expositores. A Stepan ambientou o estande como um conceito de gelateria para apresentar as diferentes texturas dos produtos do portfólio.

Já a Vollmens Fragrance, promoveu uma imersão por novas fragrâncias criadas por quatro perfumistas para perfumaria, loção hidratante e sabonete, a partir de ingredientes como pau rosa, sândalo, baunilha e madeira de guaiaco, reforçando o conceito de Converscent (pensamento interespécies). “Elegemos algumas espécies e plantas que são usuais na perfumaria e que em algum momento correram o risco de entrar em extinção. A in-cosmetics Latin America é uma vitrine, onde temos a oportunidade de mostrar nosso potencial criativo”, diz Vanessa Azevedo, gestora de marketing da empresa.

A programação contou, ainda, com o apoio do Conselho Consultivo formado por marcas como: Almanati; Bergamía; Care Nature Beauty; Souvie; Face It; Farmamake; Grupo Laces; Holistix; Kind Beauty and Care; Makeda Cosméticos; Meu Q; Pink Cheeks; Quintal - Casa Feito Brasil e Simple Organic.

Para Cléber Barros, consultor técnico do evento, além de vitrine para lançamentos, relacionamento e negócios, a feira “traz soluções que promovem qualidade de vida, já que as formulações impactam na autoestima, na confiança e no bem-estar dos consumidores dos cosméticos”.

A próxima edição do evento, que celebrará uma década de realização da feira, será em 25 e 26 de setembro de 2024, no Expo Center Norte.