A fragrância dos produtos capilares tem alta relevância para o consumidor brasileiro e aparece sempre entre os principais atributos considerados no momento da compra, segundo Poppy Fischer, diretora de cabelos do Grupo Boticário (GB), superando atrativos como embalagem e, muitas vezes, até ultrapassando a percepção de preço.

O Brasil é o segundo maior mercado de produtos para cabelo do mundo, com consumidores altamente engajados em rotinas capilares. Isso reforça a necessidade de entregar experiências completas, em que a fragrância não é um mero detalhe, mas sim parte da proposta de valor em um mercado onde a experiência sensorial é central. Por isso, entendemos que nossas marcas, por investirem em fragrâncias exclusivas, conseguem se diferenciar e gerar maior fidelização”, ela afirma.

A Truss, uma das marcas do grupo, relançou no ano passado a linha best-seller Uso Obrigatório, que passou a contar com uma fragrância cocriada com a Givaudan.O Núcleo de Inteligência Olfativa do GB, que conta com avaliadores olfativos dedicados ao haircare, trabalha sempre em conjunto com as maiores casas de fragrâncias do mundo. Em parceria com a Givaudan, nosso time interno trouxe uma nova roupagem para a fragrância de Uso Obrigatório, que foi premiunizada, trazendo exclusividade, tecnologia e sofisticação, alinhando a marca ao mercado profissional e ao universo de salões”, diz Fischer.

Perfumação prolongada é altamente valorizada pelo consumidor de haircare no Brasil

A executiva fala que a nova fragrância oferece uma experiência olfativa com frescor cítrico e frutas vermelhas na saída, um corpo floral delicado e transparente, que remete a salão, e um fundo elegante de madeiras cremosas e âmbar. “Além disso, a tecnologia de microcápsulas libera a fragrância nos fios com o movimento e o contato com o oxigênio, garantindo perfumação prolongada, o que é um diferencial altamente valorizado pelo consumidor.

Também do grupo, a marca Eudora acaba de lançar a linha Siàge Nutri Acid Complex, com fragrância desenvolvida pelo time Núcleo de Inteligência Olfativa junto com a IFF. “O objetivo era traduzir o conceito de nutrição com sofisticação, rompendo com os códigos tradicionais do mercado capilar e reforçando a identidade única de Eudora Siàge. A criação dessa fragrância reflete a nossa estratégia de elevar a experiência capilar a um novo patamar”, afirma Cesar Veiga, perfumista do Grupo Boticário.

Ingredientes nobres na construção de fragrâncias para a categoria

O expert em fragrâncias diz que a estrela da composição é a rosa, um clássico da perfumaria mundial, que foi trabalhada de forma inovadora.Ela está presente em todas as fases da experiência, desde a abertura, com toques frutados e cítricos; no corpo, durante a espumação, onde ganha protagonismo entre outros florais; até o fundo, com notas de sândalo, musk e patchouli. A rosa permanece em evidência do início ao fim, criando o ‘efeito Siàge’ de presença contínua. Outro diferencial está no uso do óleo essencial de rosa, extraído por meio de um processo de destilação típico da alta perfumaria – pouco explorado em xampus. Isso demonstra o posicionamento de Eudora ao levar um ingrediente tão nobre para a categoria.

Para Veiga, as fragrâncias devem ganhar mais relevância no segmento capilar. “A fragrância é um diferencial competitivo em haircare e tende a se tornar um pilar estratégico. Ela tem um papel central e emocional nesse universo, especialmente no Brasil, onde anda lado a lado com a performance técnica. A consumidora brasileira valoriza a eficácia, mas também busca uma experiência sensorial sofisticada.

Ele fala que a fragrância deve despertar encantamento desde o primeiro instante, já que antecipa a experiência que será entregue pelo produto, o que cria vínculo e fideliza. “Por isso, marcas que desejam se destacar precisam investir em fragrâncias memoráveis, com assinatura olfativa, rastro e performance, afirma o perfumista.