Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Fórmulas minimalistas e produtos para o couro cabeludo começam a despontar no Brasil

Consumidor está mais atento às composições e ao cuidado integral do cabelo, não apenas dos fios.

A rotina de cuidados com o cabelo no Brasil é uma das mais completas do cenário mundial. Não à toa, o país é o segundo principal mercado da categoria, de acordo com números da Euromonitor.

Elizete Garcia, coordenadora técnica da Extratos da Terra

Elizete Garcia, coordenadora técnica da Extratos da Terra

Os brasileiros procuram produtos que possibilitem ter em casa resultados similares aos tratamentos de salões de beleza, mas também vêm criando uma consciência cada vez maior pelo que há por trás das composições. “Os consumidores estão mais atentos e querem saber o que tem dentro do frasco”, diz Felipe de Souza Bonella, coordenador de marketing da The Secret, marca especializada em tratamento de cabelos.

Esse comportamento pode justificar o aumento da demanda por artigos naturais, orgânicos e não testados em animais no país, além de um crescente movimento de minimalismo nas formulações. “Observamos entre os fabricantes de produtos para os cabelos uma tendência ao uso de menos ingredientes nas composições, sem deixar de oferecer os mesmos benefícios”, afirma Paulo Sevilha, gerente regional de vendas e marketing de personal care da Croda Brasil, filial da multinacional de especialidades químicas.

As marcas têm investido cada vez mais em opções livres de sulfato, silicone, sal e parabenos para o tratamento dos fios. A Croda conta com duas novidades neste segmento. O composto Crodamine SC, que possui um conteúdo natural alto, tem como base os ácidos graxos normalmente encontrados nos cabelos, promovendo condicionamento e o efeito anti-estática. Já o Versathix promete proporcionar espessamento em sistemas tradicionais e em sistemas sem sulfato, com uma textura leve e estabilidade. Na outra ponta da cadeia, a The Secret garante ter 47% de sua linha com concentrações mínimas de substâncias químicas.

Outra tendência que começa a despontar no Brasil é o cuidado com o cabelo de maneira mais integral. As pessoas estão mais preocupadas com a saúde do couro cabeludo e a raiz, não apenas com os fios e pontas. “Os produtos dedicados ao couro cabeludo já ganharam destaque ao redor do mundo, sobretudo na Europa. São principalmente xampus, séruns e tônicos, que podem atender necessidades específicas ou tratar da raiz aos fios, dependendo da proposta e do posicionamento de cada marca”, explica Sevilha.

Na América Latina, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Euromonitor em 2016, o México é o país que mais investe em tratamentos antiqueda. No Brasil, a categoria é praticamente inexpressiva até o momento, o que indica uma grande possibilidade para novas linhas e produtos no país.

Foi justamente esta fatia de mercado que interessou a Extratos da Terra. “Criamos a linha Terapia Capilar, com xampu, condicionador e tônicos, destinada a cuidar da saúde do couro cabeludo. Vimos uma oportunidade relacionada ao tratamento para queda do cabelo, que ainda não é muito explorada e desenvolvemos produtos altamente eficientes”, conta Elizete Garcia, coordenadora técnica da empresa. A The Secret também oferece soluções na categoria. A linha Cresce Cabelo, lançada este ano, é composta por xampu, condicionador, máscara e tônico de crescimento.

Acredito que é uma questão de tempo até os brasileiros darem mais atenção aos cuidados com o couro cabeludo, o que motivará a procura por produtos ligados ao cuidado com a pele, como hidratação, nutrição, anti-idade, prevenção de queda, proteção contra agressões externas e microbioma”, aponta Sevilha.

Dentro deste segmento, ele destaca ainda uma demanda maior por produtos para o detox capilar, processo de limpeza profunda do couro cabeludo para eliminação de resíduos e impurezas. “Os consumidores querem se desintoxicar da poluição e do estresse, buscando relaxamento e bem-estar”, completa o gerente da Croda Brasil.

Verônica Domingues

Portfólio

© 2018 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
Solução vegan-friendly para um doce envelhecimento

Lipotec - Lubrizol
Solução vegan-friendly para um doce envelhecimento

Recebemos todos os dias notícias sobre o Aquecimento Global, e vemos imagens de suas consequências em todo o Planeta. O número de espécies de animais e plantas em perigo de extinção só aumenta e os governos ainda estão longe de promover leis que realmente ajudem a parar a mudança climática. Neste contexto, são os consumidores comuns que (...)

+ informações

Seções