Falar em base no formato stick nos dias de hoje é quase cair no lugar comum no meio da maquiagem. Mas não era assim há quase 25 anos, quando a Catharine Hill lançou a primeira base em bastão do país.
“Escutamos os profissionais da maquiagem e analisamos as tendências internacionais. Naquele momento, o mercado nacional ainda era bastante limitado em relação à diversidade de texturas, acabamentos e formatos. Nós já tínhamos um olhar atento à performance e à praticidade e o stick reunia essas duas características. Era um produto fácil de aplicar, com alta cobertura, excelente durabilidade e, acima de tudo, funcional para o dia a dia de maquiadores e de entusiastas da beleza”, afirma Julia Benedetti, CEO da Catharine Hill.
Ela conta que o Paint Stick que a marca tem hoje no catálogo é bem diferente do lançado em 2001. “Nossa primeira base em bastão foi pensada mais para o uso profissional. Com o passar dos anos, entendemos que poderia ser adaptada para o consumidor final. Reformulamos textura, cobertura, sensorial e a cartela de cores para refletir melhor a diversidade da pele brasileira. A tecnologia em cosméticos avançou muito nesse período e fizemos questão de acompanhar esses avanços com ingredientes mais leves, de melhor aderência à pele e acabamento mais natural.”
Comportamento do consumidor mudou, valorizando a praticidade
Mais de duas décadas depois, a Catharine Hill voltou ao formato, lançando recentemente blushes e iluminadores em stick. “O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos. Hoje, as pessoas valorizam mais a praticidade e buscam produtos que otimizem a rotina. Por isso, quando sentimos que o mercado estava maduro o suficiente para receber uma linha mais completa de sticks, com blushes e iluminadores, decidimos avançar”, diz Benedetti.
Ela destaca a multifuncionalidade dos produtos. “O formato permite uma aplicação mais direta, precisa e adaptável, dando liberdade para quem está se maquiando. A textura cremosa dos bastões favorece esse tipo de experimentação. Um blush em stick funciona como batom ou sombra, por exemplo, proporcionando versatilidade e economia para o consumidor, que passa a adaptar os produtos à sua realidade e não o contrário.”
Foi a praticidade que fez a Sunless, marca de proteção solar da Farmax, investir no formato bastão e ampliar seu portfólio na última temporada de verão com o Protetor Facial Stick Translúcido FPS 50. “Os sticks são produtos em ascensão no mercado de proteção solar e objetos de desejo de muitas pessoas. São multifuncionais, fáceis de transportar e aplicar, não sujando as mãos no momento do uso, e com o crescimento da conscientização da reaplicação do produto durante o dia, eles também se tornaram grandes aliados na rotina diária de proteção solar”, afirma a diretora de expansão e crescimento Talita Poltronieri.
Produtos em stick para os cuidados com a pele
O Grupo ADCOS também é um dos pioneiros em stick no mercado brasileiro. Trabalhando com fotoprotetores em bastão desde 2004, foi um dos primeiros a lançar tratamentos faciais nesse formato e criou para sua nova marca de dermocosméticos, a elbo, o Stick Fitorenovador para área dos olhos.
“Quisemos trazer mais uma inovação ao mercado de dermocosméticos. A grande vantagem do stick para aplicação ao redor dos olhos é que sua textura une praticidade a um formato anatômico, facilitando a distribuição do produto por toda a área a ser tratada”, diz Matheus Mota, membro do board científico e de inovação de Grupo ADCOS.
A Sallve lançou seu primeiro produto em bastão, um protetor solar, em janeiro de 2024. De lá para cá, muitos outros sticks chegaram ao portfólio da marca de dermocosméticos: o Bastão Antiatrito, o Bastão Antioleosidade, o Bastão Antioxidante Olhos e o Protetor Solar Bastão com Cor Antimanchas FPS 90, com oito tonalidades.
“Os produtos no formato bastão sempre foram um pedido da comunidade Sallve, por seus diferenciais práticos de multifuncionalidade, portabilidade e usabilidade. Considerando que todos os produtos em bastão que lançamos tiveram ótimos resultados, temos sim planos de trazer mais produtos neste formato”, revela o gerente de marketing de produtos Leandro Gusmão.



















