Fundada há quase 40 anos, a Contém1g teve um papel de destaque no segmento de maquiagens no Brasil. “Nos anos 2000, quando as lojas internacionais ainda nem ensaiavam a vinda para o Brasil, a Contém1g era uma das únicas possibilidades para nós, aficionadas por maquiagem”, afirma Julia Petit, sócia e CCO da Sallve.

Em 2018, a empresa entrou em recuperação judicial e, com o decreto de falência, um leilão de seus ativos foi realizado, incluindo a planta, imóveis e a própria marca. “Quando contei da possibilidade de adquirir Contém1g, Julia Petit apoiou na hora a ideia. Ela sempre foi uma entusiasta da marca, ressaltando que ela foi um polo de inovação, e isso tem tudo a ver com a Sallve”, diz o sócio e CEO Daniel Wjuniski.

Segundo ele, mesmo fora do mercado há alguns anos, a Contém1g ainda é muito celebrada pela comunidade de maquiagem. “Identificamos aí uma oportunidade em resgatar algo que já carregava não só um awareness importante, mas um grande carinho também. A Contém1g é conhecida por sete em cada dez consumidores de maquiagem, um awareness superior ao da própria Sallve. Por que não aproveitar o poder disso?”, questiona.

Portfólio novo e autoral

O portfólio será completamente novo e 100% autoral. Até os clássicos da marca que serão reeditados terão novas composições para responder às demandas atuais do público. “A reformulação dos produtos era necessária já que estamos criando uma marca 100% vegana e cruelty free”, informa Wjuniski. A cartela de cores também foi pensada para atender à diversidade da população no Brasil.

As vendas devem ser iniciadas ainda em janeiro. Em um primeiro momento, apenas no canal digital, mas lojas físicas, que consagraram a Contém1g, são planejadas. “A multicanalidade no mercado de maquiagem é ainda mais importante do que no skincare. Começaremos no online, ouvindo nossa comunidade e entendendo quais produtos trazer de volta e em quais inovar para, no futuro, expandirmos para o varejo físico”, afirma o CEO da Sallve.

O executivo conta que entrar para a categoria de maquiagem é o primeiro passo na estratégia do Grupo Sallve, que pretende ser “a maior, mais eficiente e mais inclusiva empresa de beleza para consumidores da geração Z e millennials”, em suas palavras. “O mercado de maquiagem nos ajuda a atrair mais clientes, adicionando um novo target, além de possibilitar o cross selling com nosso público atual. Maquiagem e skincare possuem muita sinergia e complementaridade de cesta”.

Novas categorias e aquisições

A Contém1g também fez muita fama no mercado brasileiro com suas fragrâncias e a categoria pode entrar nos objetivos da Sallve. “Por enquanto, pretendemos focar em maquiagem. No entanto, já estamos de olho nessa categoria, já que, desde que anunciamos a aquisição, a comunidade de Contém1g já nos bombardeou com esse pedido”, revela Wjuniski.

A aquisição e o relançamento da marca se deu graças a um aporte de cerca de R$ 110 milhões recebidos em uma rodada de investimentos em 2021. “Lançarmos uma nova categoria já estava nos planos da Sallve, mas foi antecipado pela oportunidade de adquirirmos a Contém1g”, diz o CEO.

A estratégia de expansão do grupo deve prosseguir. “Ampliaremos nosso portfólio através de produtos co-criados, entrando em novas categorias e também fortalecendo nossa posição em limpeza, tratamento e proteção solar. Por ora, não estamos olhando para novas aquisições, mas a partir de 2024 devemos voltar a estudar”, ele anuncia.