Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

FCE Cosmetique 2019 discute o impacto da indústria 4.0 no setor da beleza

Com participação de 550 marcas e expectativa de 16 mil visitantes, a feira completa 24 anos com o compromisso de apresentar as principais tendências do mercado e impulsionar novos negócios.

Diego Carvalho, diretor da FCE Cosmetique

Diego Carvalho, diretor da FCE Cosmetique

Abrir o calendário de feiras de cosméticos na América Latina não é uma tarefa fácil. Há 24 anos a FCE Cosmetique tem essa missão. Em 2019, o evento propõe discutir como a indústria 4.0 pode revolucionar o mercado da beleza. Estão na pauta temas como big data, blockchain, drones e impressoras 3D. Em entrevista para o Brazil Beauty News, o diretor de portfólio da FCE Cosmetique Diego Carvalho fala das novidades da edição que acontece de 21 a 23 de maio, em São Paulo.

Brazil Beauty News - Quantos expositores estão nesta edição?

Diego Carvalho – Temos mais de 550 expositores [1]. Criamos novos espaços com o objetivo de atrair segmentos diferentes. Teremos empresas de automação e matéria-prima, por exemplo, que participam do evento pela primeira vez. Outra novidade é o setor Logitech Science, com a presença de grandes nomes do ramo logístico.

Brazil Beauty News - Quantos visitantes vocês esperam receber?

Diego Carvalho - Esperamos 16 mil visitantes.

Brazil Beauty News - Quais são as novidades preparadas para este ano?

Diego Carvalho - Este ano, a feira trabalha o conceito de indústria 4.0 e como ele está influenciando o segmento de cosméticos e o desenvolvimento das matérias-primas. Entre as novas atrações, estão a R&D Academy, que apresenta o laboratório do futuro, onde sistemas e tecnologias se comunicarão de forma autônoma e os fluxos de processos serão automatizados.

No Innovation Center, focado em pesquisa, desenvolvimento e marketing, além da exposição de novos produtos e insumos, os visitantes poderão participar de palestras e experiências sensoriais e demonstrações.

Já o Insight Experience visa gerar negócios e criar uma rede de lideranças, contando com a presença de grandes convidados, inclusive internacionais, por meio de parcerias com centros educacionais como Ernest Young, Insper e MIT.

Brazil Beauty News - A programação da feira traz eventos especiais?

Diego Carvalho - Este ano, o Brasil recebe o COLAMIQC - Congresso Latino-Americano e Ibérico de Químicos Cosméticos, o maior do segmento na América Latina. O evento bianual representado pela ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia) é o único do setor que reúne desde startups até grandes indústrias fornecedoras de matérias-primas, embalagens, fragrâncias, serviços e outros segmentos da cadeia produtiva, além das principais universidades que produzem pesquisas científicas e trabalhos técnicos.

Também teremos o Congresso Logitech Science, responsável por promover o debate e mostrar como os laboratórios, distribuidoras, drogarias e os setores cosmético e farmacêutico poderão usar tecnologias para acompanhar a ruptura que a logística 4.0 trará em curto prazo nesse mercado. Serão debatidos temas como big data, blockchain, drones, impressoras 3D, entre tantos outros, com as melhores práticas de gestão.

Brazil Beauty News - Como você vê a evolução do mercado brasileiro de cosméticos nos últimos anos?

Diego Carvalho - O mercado brasileiro de cosméticos enfrentou anos difíceis por conta da recessão econômica. Tivemos que nos adaptar às novas demandas dos consumidores, interessados em produtos mais acessíveis e de maior custo-benefício. A inovação do setor é um ponto importante, pois o país é um dos mais vastos e atrativos para o desenvolvimento de novos produtos, devido à alta miscigenação da população. Em 2018, tivemos a abertura de novas fábricas de cosméticos e de institutos de pesquisa e inovação patrocinados por marcas, como a L’Oréal Brasil.

Destaco também os ótimos resultados no mercado masculino, que representa 30% do faturamento do setor e possui vasto espaço para ampliação.

Para 2019, estima-se um aumento de 4,1% nas vendas de cosméticos no país, com faturamento de R$ 50,43 bilhões. Acredito que o mercado voltará a crescer mais expressivamente, mantendo sua posição como um dos maiores do mundo.

Brazil Beauty News - Qual será o futuro da FCE Cosmetique?

Diego Carvalho - Em 2020, a FCE Cosmetique comemora 25 anos e mantém o compromisso de impulsionar negócios no mercado ao apresentar os principais lançamentos e tendências, já que somos a primeira feira desta indústria no calendário da América Latina.

O futuro é promissor. Esperamos continuar entregando um evento completo, atual, inovador e que guie o setor pelos próximos anos.

Verônica Domingues

Observações

[1Em comparação com 570 em 2018

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Asia Cosme Lab
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Graças ao crescimento de sua população jovem (atualmente a maior do mundo), ao aumento de sua classe média e à expansão do uso da internet tanto nas cidades como nas zonas rurais, a Índia está a um passo de se tornar o próximo gigante do mercado de beleza, seguindo o exemplo da China. A agência Asia Cosme Lab mergulhou no fascinante mercado (...)

+ informações

Seções