Franz Gilg, COO da Weckerle Holding (Foto: Weckerle)

Num cenário em que o mercado mundial de maquiagem vem sofrendo as duras consequências da crise provocada pela pandemia de covid-19, nada ilustra melhor a reatividade e a flexibilidade da Weckerle do que a impressionante capacidade de adaptação demonstrada diante da retração do mercado. No momento em que as consumidoras começaram a esquecer o batom no fundo da bolsa, a Weckerle lançou, pela primeira vez em sua história, a produção de máscaras de proteção.

"Em pouco tempo, o departamento de P&D da Weckerle Machines desenvolveu um novo conceito para produzir máscaras de forma totalmente automática", explica Franz Gilg, COO da Weckerle Holding.

Produção "local mundial"

Essa reatividade é provavelmente o grande diferencial da empresa, que teceu uma rede de proximidade única no mundo, instalando fábricas em quatro continentes (Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul) e desenvolvendo competências 360 graus que englobam a fabricação de máquinas, soluções full service, design e fabricação de embalagens, formulação de produtos e envase.

"A rapidez com que os produtos são comercializados é uma das principais exigências dos clientes. Para reduzir os prazos, precisamos contar com cadeias de abastecimento curtas. Quando tudo vem da China, isso não é possível", explicava Thomas Weckerle, CEO da Weckerle Companies, em entrevista ao site Premium Beauty News no ano passado. Palavras visionárias em tempos de expansão da neolocalização! Seguindo essa estratégia, a Weckerle inaugurou, em 2018, uma fábrica em Torrace, na Califórnia, e no ano seguinte abriu as portas de duas novas unidades de produção - uma em Ranipur, na Índia, e a outra em Huamantla, no México. No pico da crise, a estratégia de "produção local mundial" foi extremamente útil para a empresa.

"Dependendo da região, hoje a situação é muito diferente. Na China, a demanda voltou a crescer. Na América do Sul, depois de uma desaceleração brutal, as marcas locais de venda direta conseguiram reagir com rapidez, e o mercado recuperou o fôlego. Para atender às necessidades específicas de cada região, decidimos reforçar ainda mais a autonomia das filiais", explica Franz Gilg.

Click’N Break

A reatividade da Weckerle se manifesta também em sua capacidade de inovação. Nessa área, a integração vertical é um elemento decisivo. Nos últimos dois anos, a nova geração de equipamentos de fundição, moldagem e enchimento Multi Stick 3 (MS3) - ao mesmo tempo mais eficazes, mais rápidos e mais econômicos - foram instalados nas fábricas da Califórnia, do México e da Alemanha.

Quanto aos produtos, no início do ano a Weckerle apresentou o Myconic, tubo de batom 100% monomaterial e inteiramente produzido com plástico reciclado, e acaba de lançar o Click’N Break, minitubo de batom descartável (0,04 ml) desenvolvido para que a consumidora possa testar os produtos em condições ideais de higiene e sensorialidade. A embalagem monomaterial pode ser fabricada em PET reciclado ou em PP produzido com material orgânico. Além disso, uma solução biodegradável está em fase de estudo. O design da tampa permite uma abertura mais fácil e segura, a fim de garantir higiene absoluta.

Esses lançamentos traduzem a estratégia de inserir a Weckerle em uma dinâmica de economia circular, com o objetivo de oferecer, até 2025, embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis.