A pandemia de coronavírus fez com que grande parte da população no Brasil aderisse ao chamado do-it-yourself (DIY) de beleza. Mesmo com a rotina voltando ao normal em diversas partes do país, essa tendência segue em alta. Uma pesquisa divulgada pela Mintel mostra que apenas 22% dos brasileiros se sentem confortáveis para realizar serviços de beleza fora de casa neste momento. Um dado mais específico do Google mostra que apenas 14% dos brasileiros pretendem terceirizar cuidados com o cabelo.

As mudanças que esse período causou fizeram com que o DIY se tornasse ainda mais presente na nossa rotina. Com mudança do estilo de vida e novos comportamentos, o consumidor tem apostado em tratamentos que possa fazer em casa, sem ajuda de um profissional, aprimorando suas técnicas de cuidados capilares”, afirma Marcela Akioka, coordenadora de marketing de produto da Nazca.

Marcela Akioka, coordenadora de marketing de produto da Nazca

Segundo ela, mesmo com a reabertura dos salões, essa tendência deve seguir em alta. “As pessoas também estarão mais relutantes em gastar com serviços caros em tempos de incerteza econômica. É preciso compreender os hábitos e prioridades do ‘novo consumidor’, assim enxergamos oportunidades para nos reinventarmos e suprir ainda mais as necessidades deles, com produtos de fácil aplicação e que se adaptam a essas condições”, diz Akioka.

Ela cita como exemplo os novos produtos BTX Orgânico e Sfera Profissional BTX, que promovem o efeito redutor de volume e alinhamentos dos fios em apenas dois passos. “É muito importante que as pessoas possam ter acesso a produtos que tragam resultados tão bons quanto os de salões de beleza. Nós continuaremos a desenvolver soluções inovadoras que atendam a essas demandas”, declara a coordenadora da Nazca.

Para a Vizcaya, a Covid-19 também não trouxe crise. “No mês de março, tivemos um impacto negativo. Mas já nos meses seguintes, vimos um crescimento na casa de dois dígitos em relação ao mesmo período do ano passado por conta do autocuidado em casa”, afirma o diretor executivo Claudio Eschecolla. “A pandemia despertou esse lado no consumidor, um hábito veio para ficar. Inclusive nosso funil de vendas para 2021 prevê uma nova linha de cuidados neste sentido”, revela.

A marca lançou no mês de agosto a linha Byos, vegana e com conceitos de clean beauty, incluindo ativos naturais e orgânicos e embalagens sustentáveis. “Além do autocuidado, com a pandemia o consumidor passou a buscar produtos que fazem bem a ele mesmo, ao meio ambiente e ao planeta”, defende Eschecolla. A linha acaba de ganhar novos itens e para o próximo ano o executivo promete muito investimento em inovação. “Temos uma grade para 2021 com movimentos a cada dois meses”, acrescenta.

A dermatologista Mariana Corrêa diz que mesmo em casa os cuidados com os cabelos e couro cabeludo são essenciais para manter a saúde dos fios. “A rotina pede uso de produtos adequados ao tipo de fio, normalmente envolvendo xampu, condicionador e algum finalizador, com eventuais aplicações de máscaras e óleos capilares”.

Ela também faz um alerta. “Nesse período em que as pessoas ainda não frequentam o salão de beleza, precisam evitar receitas caseiras, que não têm comprovação científica e podem gerar problemas, como alergias por exemplo. Investir numa boa hidratação capilar em casa é também uma boa opção”, finaliza a médica.