Atividades simples como passar um batom ou simplesmente abrir um frasco de cosmético pode ser um grande obstáculo no dia a dia de pessoas com limitação motora nos membros superiores. Criado pelo Grupo Boticário, o projeto piloto Beleza em Movimento, pioneiro no mercado da beleza, desenvolveu e distribuiu gratuitamente acessórios inclusivos para facilitar a rotina dessas pessoas.

Diversidade é uma jornada repleta de desafios e esse projeto faz parte do nosso plano de sempre continuarmos evoluindo em acessibilidade e inclusão, buscando atitudes e ações afirmativas que promovam o respeito e a valorização das diferenças e individualidades”, afirma Rony Santos, gerente de diversidade e inclusão do Grupo Boticário.

Ele conta que o projeto foi idealizado e executado pelos times de ESG, diversidade e a agência interna de Design do Grupo Boticário, a DSGN in-house, com parceria da Mercur, empresa especializada na fabricação de produtos inclusivos nas áreas de saúde e educação. “Ao longo dos dois anos de desenvolvimento, houve a participação de uma equipe multidisciplinar de fisioterapeutas, designers, engenheiros, terapeutas ocupacionais, além de pessoas com deficiência e limitação motora”, diz Santos.

Engrossador Multiuso e Base Aderente

O projeto piloto chegou a dois produtos finais que contribuem com o ritual de autocuidado desse público, podendo ser utilizados para a abertura, manuseio e aplicação de diversos produtos das marcas Boticário.

O Engrossador Multiuso favorece a usabilidade de produtos, como batons, máscara de cílios, pincéis, creme para mãos, entre outros, facilitando o movimento de pega das pessoas que possuem limitação nos membros superiores. Já a Base Aderente proporciona fricção para ajudar na abertura de embalagens de perfumes, cremes corporais, loções, produtos de cabelo e outros, evitando que os produtos escorreguem”, explica o gerente.

Em sua primeira fase, o projeto Beleza em Movimento distribuiu gratuitamente 10 mil acessórios em cinco cidades brasileiras (Belém, Brasília, Curitiba, Salvador e São Paulo), abrangendo todas as regiões do país. “Como o Grupo Boticário tem essa essência inquieta, em breve teremos muitas novidades para dividir”, afirma Santos.

Pincéis com marcações táteis e Batom Inteligente

No início desse ano, a marca Quem Disse, Berenice?, que integra o Grupo Boticário, fez um outro movimento nesse sentido. “Foram lançados pincéis de maquiagem projetados para pessoas com deficiência visual. Eles trazem identificações em alto relevo na base, conforme a sua funcionalidade. Por meio dessas marcações táteis, pessoas com deficiência terão mais autonomia para manuseio e utilização dos pincéis. Os acessórios comercializados também possuem cabos estáveis com base quadrada, o que evita o rolamento em superfície plana sem prejudicar a pega, com formato cilíndrico próximo às cerdas”, aponta o gerente.

Ainda em fase de testes, o Batom Inteligente é mais um projeto do Grupo Boticário pioneiro no mercado da beleza. De acordo com o gerente, o protótipo foi desenvolvido pela área de P&D, em parceria com a Neurobots, startup focada em soluções tecnológicas para reabilitação motora de pacientes de AVC. Seu objetivo é, a partir de inteligência artificial, aplicar batom automaticamente, proporcionando autonomia para pessoas com deficiência visual e/ou nos membros superiores.

Com esses projetos, desejamos verdadeiramente inspirar o mercado da beleza a cada vez mais assumir uma posição pró-ativa no fomento de um portfólio cada vez mais inclusivo para todas as pessoas”, finaliza Santos.