Cuidados da pele formulados com superalimentos são cada vez mais populares no mundo. (Foto: © Davizro/Itsock.com)

Os benefícios dos superalimentos para a saúde são bem conhecidos, e seu sucesso junto aos consumidores parece estar conquistando também o segmento de cuidados da pele. Prova disso é a crescente procura por produtos cujas fórmulas contenham grãos e frutos "milagrosos". Essa é uma das conclusões da pesquisa realizada pelo site Stylight e apresentada em seu relatório sobre tendências de beleza para o início de 2020.

Exemplos não faltam: no final do mês passado, o site registrou um aumento espetacular (+1.650%) no número de cliques no link do sabonete à base de leite de cabra fabricado pela Beekman 1802. Por sua vez, a máscara facial à base de enzimas de abóbora da Peter Thomas Roth foi colocada na wishlist de clientes da Sephora nada menos que 36 mil vezes.

Destaque para tecnologias de beleza e cosméticos limpos

Os produtos de "beleza limpa" (clean beauty) - ou seja, que contêm fórmulas orgânicas, naturais ou, pelo menos, sem substâncias polêmicas - também estão conquistando um número crescente de adeptos. Concretamente, o relatório Stylight revela um aumento no número de buscas ou cliques que envolvam produtos ou marcas considerados "limpos". A melhor ilustração talvez seja a Briogeo, que nos últimos cinco meses registrou um crescimento de 800% no número de cliques em links para seus produtos capilares. Outro bom exemplo é a marca The Ordinary, que no final de fevereiro acumulava +260% de cliques.

O relatório ressalta também a presença cada vez maior de novas tecnologias no setor de beleza, para grande alegria dos aficionados que hoje têm tratamentos de qualidade à sua disposição sem sair de casa. Nesse segmento, as escovas de limpeza facial são o principal objeto de desejo, em particular as da marca Foreo, cujos links receberam +465% de cliques no início de 2020.

Para completar, reforçando a ideia de que os aficionados por beleza buscam, cada vez mais, produtos naturais, veganos ou desenvolvidos para proteger a pele contra agressões externas, o relatório indica um aumento no número de buscas, cliques e compras relativos a cosméticos com cannabis (CBD) e cuidados antipoluição.

Para elaborar o relatório, entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020 o site Stylight observou o comportamento de compra de usuários que, ao todo, adquiriram mais de 100 mil produtos de beleza por meio das plataformas internacionais da Stylight na Alemanha, nos Estados Unidos e no Reino Unido. O motor de busca da Stylight pesquisa simultaneamente 1.300 lojas on-line e compara os preços de mais de 27 milhões de produtos.