Ana Carolina Marostica, diretora da Koloss

Os lábios são sempre lembrados na hora da maquiagem. Uma pesquisa realizada em 2017 pela Mintel apontou que 53% das brasileiras fazem uso de batom ou gloss todas as manhãs, antes de saírem de casa para seus compromissos diários. Tão importantes para a beleza feminina, os lábios não têm recebido tanta atenção no país quando falamos de rotina de cuidados.

Geralmente as pessoas costumam se preocupar com cremes para o rosto e para a área dos olhos, pescoço e colo, mas, realmente, muitas se esquecem dos lábios”, afirma o dermatologista Alberto Cordeiro, responsável pela clínica Hõraios Estética, em São Paulo.

A pele dos lábios é muito mais fina e sensível do que a pele do rosto. Ela sofre demais com agressões externas, como sol, vento e frio, sem falar de pequenas desatenções cotidianas, como levar a mão à boca ou mesmo o atrito com talheres durantes as refeições”, diz Ana Carolina Marostica, diretora da Koloss Make up. Ela fala que o ressecamento labial pode levar à descamação e até a lesões e sangramentos. “Mais do uma questão de aparência, isso pode ser uma porta de entrada para infecções”, alerta.

A farmacêutica-bioquímica Raquel Goldman sempre teve problemas com os lábios. Quando viajava para o exterior, aproveitava para comprar produtos que combatessem o ressecamento e a descamação. Especializada em cosmetologia, ela começou a pesquisar manteigas e óleos vegetais para desenvolver produtos nacionais que pudessem ajudar pessoas que enfrentavam os mesmos desconfortos nos lábios.

Depois de um ano de estudos e testes em grupos, lançamos em 2013 uma linha específica de cuidados para os lábios. Nesta época, não existiam muitas opções para os consumidores no Brasil”, diz a CEO da Labot Green Cosmetics. O porfólio, todo dedicado aos lábios, tem produtos naturais para hidratação, suavização e reparação. Entre os itens mais recentes está um hidratante que promete o aumento de volume na região, um filtro solar e uma geleia hidratante.

Esfoliantes labiais da Koloss

Normalmente, o hidratante labial é usado só quando a pele já está ressecada ou rachada e não para a prevenção. Mas eu acredito que os consumidores estão mais atentos, porque estamos percebendo uma mudança no comportamento dos nossos consumidores”, diz Goldman. “Muitos já incluem em sua rotina de skincare, por exemplo, nosso esfoliante noturno. Ele remove aquelas ‘pelinhas’ indesejáveis, deixando os lábios mais lisos e macios e, consequentemente, o batom mais bonito”.

A Koloss também tem esfoliantes labiais em seu catálogo de maquiagens. “O produto retira as células mortas e ativa a renovação celular. Utilizamos açúcar como agente esfoliante, pois além de ser natural, seus grãos finos não agridem a região. Os óleos hidratantes presentes na composição garantem lábios bem cuidados, livres de ‘pelinhas’ e ressecamento”, explica Marostica.

Para a diretora da Koloss, ainda não podemos falar em uma tendência em cuidados com os lábios no Brasil. “Acho que ainda falta um pouco, mas torço para que essa ‘tendência’ vire realidade. Precisamos nos conscientizar que não basta hidratar os lábios na hora de passar aquele batom matte maravilhoso. Os lábios precisam ser hidratados todos os dias”, enfatiza.

O Dr. Alberto Cordeiro endossa a afirmação de Marostica. De acordo com o dermatologista, o principal cuidado que se deve ter em relação aos lábios é realmente a hidratação. “Um bom hidratante usado duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite, já é um grande passo para manter a saúde e a beleza do local”.