A Euromonitor Internacional acaba de divulgar o relatório “10 principais tendências globais de consumo 2020”. Entre elas, está “ Cuidando de Mim Mesmo”. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado, o bem-estar mental está à frente das preocupações dos consumidores e vai reformular o futuro da socialização.

Rochele Silveira, diretor do Spa Kurotel

A indústria de cosméticos já vem se antecipando a esse cenário e, para atender consumidores interessados não apenas em beleza, mas em bem-estar, investe em produtos que prometem o cuidado de spa em casa. “Com o aumento da expectativa de vida, as pessoas estão se conscientizando de que precisam se cuidar, para que possam viver mais e com qualidade. Estão deixando de lado o sedentarismo e, apesar da agenda cheia, não deixam de reservar um momento para si, para equilibrar o corpo e a mente”, afirma Rochele Silveira, diretora do Kurotel - Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar.

Há quatro décadas operando no Rio Grande do Sul, o spa logo criou sua própria marca de produtos de beleza, a Kur Cosméticos. “Os clientes pediam para levar um pouco do que haviam vivido no spa médico. Com o objetivo de continuar os cuidados em casa, a linha foi se ampliando ao longo dos anos, ganhando itens para o cuidado do rosto, corpo e mente”, diz Silveira.

O mais recente lançamento é o MindCosm Kur, o primeiro cosmético brasileiro que traz a experiência de meditação, segundo a empresa. Trata-se de uma linha de emulsão corporal acompanhada por um QR Code, que, acessado, direciona o consumidor para um vídeo de meditação guiada.

O objetivo é que ele possa tirar um tempo para si enquanto faz o uso do creme. Propomos o mindfullness, ou seja, que a pessoa se ‘desligue’ do que está acontecendo a sua volta e foque no presente momento. Queremos que sinta suas mãos deslizando, a suavidade do produto, fazendo uma pausa tranquila na sua rotina e tornando o momento em algo especial, mesmo que por alguns poucos minutos”, explica Silveira.

Esta também é a proposta da Orgânica Body & Spa. A empresa que surgiu em 1989, com a produção de bucha vegetal, viu seu catálogo crescer aos poucos, primeiro com acessórios para o corpo e depois, com uma linha de cosméticos para o banho. “Desde que a Orgânica foi criada, muito antes dessa tendência de autocuidados, nós sempre pensamos em como podíamos fazer com que as pessoas se sentissem melhor utilizando nossos produtos, como poderiam ter um banho gostoso, que as deixassem felizes como se estivessem em uma praia ou num campo de flores, mesmo estando dentro de suas próprias casas”, diz João Galhardi, diretor de expansão e franchising do Grupo Orgânica.

Os produtos são vendidos individualmente, mas para quem quer uma experiência completa, há opções de kits. O Kit Meu Momento, por exemplo, traz sabonetes em barra e líquido, esponja de sisal, toalha de linho, escova de cerdas naturais para o rosto e hidratante.

Outra empresa que aposta nessa tendência é a Ellementti Dermocosméticos, que lançou recentemente a linha Therapy Home Care de cuidados faciais. Formulados com ativos naturais e óleos essenciais, se inspira no conceito da aromaterapia e cromoterapia para despertar sensações de bem-estar.

A categoria home spa vai crescer muito. Os consumidores estão buscando cada vez mais relaxar, meditar, e quando você realiza um ritual de spa, alcança este relaxamento pela ativação dos sentidos e pelo tempo que se dedica a si mesmo”, afirma Fernanda Chauvin, diretora científica e CEO da Ellementti.