A tecnologia EcoBoost contribui para reduzir de forma significativa a concentração de perfumes, sem diminuir a intensidade ou a qualidade da fragrância. Como os ingredientes são usados em baixa concentração, é possível integrar materiais mais intensos em maior quantidade, produzindo resultados idênticos aos obtidos com os atuais padrões de fabricação. Por empregar apenas 10% da dosagem tradicional, essa inovação oferece uma resposta aos desafios cada vez mais complexos que atualmente caracterizam a formulação de perfumes.

Concentração reduzida

Como requer menor concentração, menos volume e abastecimento mais enxuto, a tecnologia EcoBoost reduz a energia necessária ao processo de fabricação. O resultado é que a CPL Aromas reduz a pegada de carbono de seus perfumes e contribui para que as marcas conquistem maior credibilidade ecológica. O grande diferencial dessa inovação é justamente a baixa concentração: os perfumistas têm a possibilidade de elaborar sillages marcantes a partir de uma coleção de ingredientes renováveis de grande intensidade. "Considerada desde sempre como uma tecnologia ecológica, hoje a EcoBoost atende à crescente demanda em termos de compromisso com a sustentabilidade", afirma Alexandra Paumard, que atua como avaliadora para a CPL Aromas.

Mas as vantagens da tecnologia EcoBoost não param por aí. Graças a sua fórmula condensada, o concentrado e o volume de perfume são menores, o que se traduz em economias com embalagens e transporte. A baixa concentração reduz também a massa de ingredientes e de alergênicos, diminuindo assim as exigências em termos de etiquetagem. Por empregar uma quantidade muito pequena de solvente, a tecnologia EcoBoost também melhora os níveis de solubilidade, estabilidade e compatibilidade do perfume com a base. Além disso, oferece uma solução às crescentes dificuldades de abastecimento.

"Atualmente, os fabricantes enfrentam muitos problemas de abastecimento de ingredientes e são obrigados a operar com sistema de fluxo contínuo", explica Alexandra Paumard. "Graças à tecnologia EcoBoost, o processo de abastecimento se torna mais enxuto e eficaz, sem que isso afete a qualidade e as características olfativas da fórmula. Diante do aumento do preço das matérias-primas, esse é, sem dúvida, um argumento de peso".

Por fim, a inovadora tecnologia oferece também a possibilidade de adaptar uma mesma fórmula a diversos materiais – por exemplo a um perfume, a uma vela ou a um produto para o cuidado da pele.

Composições reformuladas

Em razão da baixa concentração que utiliza, a tecnologia EcoBoost exige que se repense a maneira como a composição é formulada. Olivier Maurel, perfumista da CPL Aromas, explica que essa tecnologia necessitou um tempo de adaptação, principalmente para a escolha das matérias-primas. "Graças a um trabalho de experimentação desenvolvido durante os primeiros anos, conseguimos estabelecer uma metodologia que, em seguida, foi transmitida aos jovens perfumistas".

A paleta EcoBoost tem cerca de 200 ingredientes, alguns dos quais exclusivos da CPL, oferecendo aos perfumistas a possibilidade de criar sillages intensas. Com essa inovação, as marcas podem novamente incorporar a suas fórmulas certas substâncias cujo uso é rigorosamente controlado pela IFRA, sem correr o risco de que a fórmula ultrapasse os limites fixados pelas normas em vigor. "É o caso de certos insumos naturais, como musgo de carvalho, e de outras moléculas como cumarina e alguns tipos de almíscar. Como a dose é dez vezes menor, a proporção dessas substâncias na composição pode ser maior", continua Olivier Maurel.

Por último, a tecnologia EcoBoost facilita também o uso de substâncias naturais de grande qualidade cujo preço constitui uma barreira para certos clientes quando usadas em formulações tradicionais. Em suma, essa estratégia inovadora é uma forma dar livre curso à busca estética, libertando-a das amarras da regulamentação ou de critérios financeiros.

Tecnologia voltada para um público amplo

Após o sucesso inicial registrado junto a marcas de grande consumo, hoje a EcoBoost é adotada por diversas tipologias de clientes, inclusive do segmento de perfumaria fina. Seu diferencial em matéria de ecologia e suas fórmulas sofisticadas têm seduzido as marcas de perfumes de nicho e de luxo interessadas em composições mais criativas.

Com a tecnologia EcoBoost, a CPL Aromas oferece uma solução que cobre todo o espectro de referências da criação de fragrâncias. Perfeitamente adaptada a um mercado em constante evolução, essa tecnologia do futuro abre novos horizontes de criatividade, em especial por ser compatível com o uso de moléculas exclusivas e inovadoras.