Segundo a Euromonitor, a inteligência artificial, a sustentabilidade e os fatores sociais, econômicos e políticos terão um papel determinante nas tendências de consumo de 2024. Paralelamente, num cenário econômico marcado por incertezas, os consumidores continuarão a buscar as melhores oportunidades. Para a agência de estudos de mercado, isso significa que as marcas devem reforçar os mecanismos de incitação à compra e inovar para oferecer preços mais em conta. O relatório evidenciou também outra importante tendência de consumo: a crescente atenção à saúde e ao bem-estar.

Vejamos, então, quais são as principais tendências mundiais de consumo para 2024, segundo a Euromonitor:

Ask AI - Novas ferramentas têm atuado como protagonistas no processo de criação. Disponíveis para os consumidores, elas influenciam as decisões e remodelam as expectativas em matéria de engajamento com a marca. O estudo revelou que mais de 40% dos consumidores não se importam em receber recomendações personalizadas de dispositivos de assistência vocal, sugerindo que esse tipo de plataforma estará cada vez mais presente no nosso dia a dia. Segundo a Euromonitor, as empresas deveriam usar a IA generativa para aprimorar os critérios de personalização e a experiência global do cliente.

Delightful Distractions - Os consumidores desejam se livrar do estresse e da ansiedade gerados pelo cotidiano. No âmbito do estudo, cerca de 29% dos entrevistados afirmaram não ver problema no fato de as marcas acompanharem a forma como estão se sentindo a fim de personalizar as experiências com base em suas emoções.

Greenwashed Out - As questões ambientais se tornaram prioritárias. Em 2023, mais de 60% dos consumidores se empenharam para ter um impacto positivo no meio ambiente, optando por um estilo de vida mais sustentável. Os consumidores desejam saber se as empresas e as autoridades governamentais utilizam plenamente os recursos disponíveis para gerar um impacto significativo. Para eles, é necessário que as organizações intensifiquem os esforços e deem provas de seu compromisso com o meio ambiente.

Progressively Polarised - As questões políticas e sociais formam uma peça-chave da identidade pessoal. Essas convicções influenciam as perspectivas, os valores e as atitudes pessoais. Segundo a Euromonitor, em 2024 os consumidores não hesitarão em expressar suas crenças mais profundas, o que significa que suas despesas serão motivadas pela responsabilidade social, pela filiação política e pelas iniciativas em matéria de desenvolvimento sustentável.

Value Hackers - Em virtude da inflação, os consumidores são obrigados a se adaptar a uma nova forma de lidar com as finanças pessoais. Em 2023, 44% dos consumidores já haviam decidido economizar ainda mais e, para tanto, têm mobilizado estratégias cada vez mais inteligentes a fim de obter as melhores ofertas.

Wellness Pragmatists – Os consumidores estão sempre à procura de soluções rápidas e eficazes para melhorar o bem-estar físico e mental. Comprovar a eficácia de um produto passará a ter um peso significativo na decisão de compra: 85% dos consumidores se dizem dispostos a pagar mais caro por um produto de beleza se tiverem a prova de sua eficácia ou dos benefícios que ele proporciona.

Num cenário em que as preferências dos consumidores mantêm estreita relação com os desafios do desenvolvimento sustentável, com o progresso tecnológico e com o impacto das questões sociopolíticas, "as empresas precisam ser cuidadosas ao abordar temas sensíveis, mas sem trair os valores fundamentais de suas marcas", afirma Alison Angus, diretor de Inovação da Euromonitor International.