A Procter & Gamble (P&G) acaba de lançar, com exclusividade no mercado brasileiro, a linha Pantene Pro-V Miracles Queratina Preenche & Blinda. Esta não é a primeira vez que a marca global de cuidados com os cabelos tem uma nova coleção de produtos apresentada em primeira mão no Brasil. Thiago Nakashima, diretor de marketing da categoria de beleza na P&G Brasil explica o motivo:

O mercado brasileiro é essencial para o segmento de beleza. Sabemos que a consumidora brasileira é uma das mais exigentes do mundo e, assim, o país acaba servindo como um grande laboratório de aprendizagem para lançamentos. Por isso, é muito importante para nós desenharmos propostas que sejam vencedoras aqui e aí exportá-las para outros países pode ser uma decisão estratégica da nossa categoria”, ele afirma.

Engajamento da brasileira com haircare impulsiona tendências

Natalia Diaz, diretora de marketing da Pantene, reforça essa ideia. “A brasileira é muito engajada com a categoria. Você entra no banheiro de uma brasileira e encontra diferentes tipos de xampus, de condicionadores e outros produtos para o cabelo. Então é normal aqui surgirem tendências e essas tendências que acabamos pilotando, às vezes, saem para outros mercados”.

Ela conta que o Centro de Inovação da P&G, em operação desde 2019 em Louveira, interior de São Paulo, também contribui para isso. “Faz diferença você ter cientistas que são brasileiras, que são latino-americanas, desenhando para mulheres brasileiras latino-americanas. Então temos essa proximidade de conhecer, testar, desenhar e já produzir num mesmo lugar, podendo de fato atender ao que a consumidora quer”, comenta Diaz.

A executiva conta que, de acordo com estudos internos, a Pantene identificou que 85,5% das brasileiras enfrentam problemas de cabelos danificados por conta do uso excessivo de ferramentas de calor, como secadores, chapinhas e modeladores de cachos. Mas, mesmo sabendo dos danos potenciais causados pelas altas temperaturas – como cabelos ressacados, quebradiços e sem vida –, elas não estão dispostas a comprometer o visual desejado.

Por essa razão foi criada a linha Pantene Pro-V Miracles Queratina Preenche & Blinda, segunda ela. “Sempre começamos pela identificação do problema, da dor que a consumidora sente no momento. Se o calorão é um mal necessário e continuaremos a usar secador e outros aparelhos, então vamos descobrir os ingredientes ideais para resolver esse problema e aí a queratina se destacou”, afirma Diaz.

Queratina vegetal hidrolisada é o ativo de destaque na fórmula

Ela ressalta que o ativo, mesmo já muito conhecido da indústria de cosméticos, nunca havia sido utilizado no desenvolvimento de produtos da Pantene. “A queratina pode não ser tão inovadora, mas é exatamente o que essa linha precisa. O cabelo tem 80% de queratina na sua composição. Quando ele é danificado, perde muita queratina e por isso precisa de reposição”.

Além de queratina vegetal hidrolisada, a linha de uso diário com xampu e condicionador é formulada com Pro-Vitamina B5, que envolve os fios para criar um escudo de proteção contra o calor sem pesar nos fios, eliminando também o frizz.

Nakashima se diz otimista com o lançamento. “Nossa missão como marca e portfólio no Brasil sempre vai ser mirar o crescimento da categoria. Entendemos que, dessa forma, a indústria, os elos da cadeia, varejo, consumidores, todos vão se beneficiar com uma categoria maior e mais desenvolvida. Assim, queratina é uma grande aposta para ser um dos motores de crescimento total da categoria no país. O mercado brasileiro é muito grande, mas ainda mostra bastante potencial de crescimento”, ele finaliza.