Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Com mercado masculino em alta, empresários resgatam cultura da barbearia para atender o “homem moderno”

Foi-se o tempo em que se preocupar com a aparência era uma questão exclusiva do universo feminino. Cada vez mais, homens de todo o mundo investem tempo e dinheiro em cuidados com a beleza – e o Brasil é um dos mais promissores mercados de produtos específicos para o público masculino.

De acordo com a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o faturamento da categoria masculina mais que dobrou nos últimos cinco anos, atingindo R$ 9.7 bilhões em 2013, e a expectativa é que cresça cerca de 80% nos próximos quatro anos. Segundo dados da Euromonitor Internacional, o Brasil é o segundo maior consumidor mundial de cosméticos para homens, atrás apenas dos EUA, e deve se tornar líder do setor em 2015. Mas ainda há bastante espaço para crescer: um levantamento feito pela consultoria britânica Mintel revelou que, de 2009 a 2012, apenas 2% dos lançamentos de artigos para cabelos foram direcionados para os homens.

Barbearia Dr. Jones em São Paulo

Barbearia Dr. Jones em São Paulo

De olho nesta lacuna, a marca brasileira de mencare Dr. Jones foi fundada em São Paulo, em 2013, lançando itens como sabonete facial microesfoliante e xampu para cabelo e corpo. “Percebemos que existia uma discrepância muito grande entre a demanda, oferta e variedade de produtos no mercado masculino de beleza no país, forçando o homem brasileiro a usar produtos e marcas com as quais ele não se identifica”, diz Guilherme Campos, sócio da empresa

A nova aposta da Dr. Jones é sua própria barbearia. “Melhor do que ter um novo ponto de venda, foi criar um espaço onde a marca pudesse se conectar diretamente com os consumidores”, afirma Renato Almeida, diretor de marketing da Dr. Jones. Inaugurada em agosto, nos Jardins, é uma barbearia clássica, de decoração retrô, onde o cliente – “um homem contemporâneo que entende a importância de se cuidar e de apresentar sempre o seu melhor socialmente e no ambiente profissional”, define Almeida – pode cortar o cabelo e fazer a barba, além de comprar os produtos da marca.

Também recentemente aberta em São Paulo, no Itaim Bibi, a Corleone é inspirada nas antigas barbearias nova-iorquinas, sempre presentes em filmes da máfia (o nome vem do personagem de “O Poderoso Chefão”). Além de cabelo e barba, a casa dispõe de depilação de nariz e orelha, manicure, pedicure e design de sobrancelha e conta com uma carta com 450 rótulos de cerveja. Na mesma linha, a Barbearia Bastos, há mais de dois anos no bairro da Lapa, tem um bar como área de espera e no salão, uma TV está sempre ligada no futebol. Entre as opções de serviço, está a camuflagem de cabelos brancos.

A volta das barbearias é uma tendência mundial. Acredito que é uma vontade de resgatar esta tradição, esta experiência que é 100% masculina. A barbearia é um ambiente criado para o homem, onde ele não se sente um intruso como nos salões de beleza. É o lugar perfeito para ele ir com um amigo, no final do dia, para relaxar, tomar uma cerveja e ainda sair com uma aparência melhor”, explica Campos, da Dr. Jones.

A pioneira nesta retomada das barbearias tradicionais no Brasil foi a 9 de Julho, que chegou ao centro de São Paulo em 2007, quando esse tipo de negócio era visto como ultrapassado. Seguindo o estilo vintage, tem cadeiras clássicas de ferro cromado e antiguidades na composição do ambiente, como caixa registradora manual, telefone de disco e vitrola, de onde saem clássicos do rock. Trabalhando apenas com barba feita à navalha e toalha quente e cortes de cabelo, a barbearia virou rede: já conta com seis endereços na cidade e a previsão é abrir mais quatro até 2016.

Renata Martins

Portfólio

© 2014 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Lipotec - Lubrizol
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Tecnologias que eram impensáveis há apenas uma década são agora itens essenciais indispensáveis. Levamos nossas vidas em nossos smartphones. Existe um aplicativo para quase tudo. E a tecnologia wearable, a realidade aumentada e a inteligência artificial estão criando possibilidades ilimitadas para mover, executar, ver e se sentir melhor do (...)

+ informações

Seções