Depois de EUA e Itália, o Brasil foi o país escolhido pelo grupo alemão Cosnova Beauty para expandir sua marca de maquiagens Essence. A companhia já vinha sondando o mercado brasileiro há alguns anos e a decisão veio depois do aumento recorde nas vendas fora da Alemanha no ano passado: 18,6%, de acordo com levantamento da Nielsen.

Tatiana Sombra, gerente de marketing da Cosnova Brasil

Tatiana Sombra, gerente de marketing da Cosnova Brasil

Acreditamos que este seria o momento ideal. O Brasil é um dos consumidores de cosméticos mais importantes do mundo e, portanto, com enorme potencial para a entrada da essence”, afirma Tatiana D´Alessio Sombra, gerente de marketing da cosnova Brasil. “Estamos animados e confiantes de que fazer parte desse mercado irá contribuir de maneira significativa para atingirmos nosso objetivo de se tornar a marca de cosméticos nº 1 em volume no mundo”. No país, a meta é estar entre os líderes do setor em um período de cinco anos.

Para iniciar a operação brasileira, a empresa optou por trazer todos os produtos diretamente da matriz alemã, que não tem fábricas próprias e terceiriza a produção. Chegam aqui cerca de 300 itens do seu portfólio – que conta com 800 no total –, voltados para unhas, lábios, olhos e pele.

A diversidade de produtos, que têm foco no público mais jovem, é uma das principais estratégias da essence para se destacar entre os concorrentes no país. “Possuímos um modelo de negócio baseado em inovação, com 50% do portfólio renovado todo ano, além das edições limitadas que são lançadas a cada dois meses. Isso é muito valorizado pela mulher brasileira, que é ávida por novidades”, diz Sombra.

Segundo a gerente, aproximadamente 2/3 de toda a companhia se dedica à inovação, analisando e pesquisando as principais tendências de moda e beleza no mundo, assim como o comportamento dos consumidores e suas aspirações, para desenvolver suas próximas linhas. “Esse é um processo contínuo e bastante disciplinado”. Ela conta também que a Cosnova Beauty já tem definidos quais serão os lançamentos e itens descontinuados nas duas próximas coleções semestrais.

Outro atrativo da essence é o preço. Na Europa, ela é conhecida por praticar valores populares e a cosnova Beauty garante que o mesmo acontecerá no Brasil, apesar da recente disparada do dólar e altos impostos para importados. “A marca se posicionará de maneira estratégica e competitiva, com preço acessível, partindo de R$ 5,90, o esmalte, chegando até R$ 42,90, a base líquida”, informa Sombra. “Nosso investimento no país é a longo prazo e independe de variações cambiais. A escala na produção compensa os custos com importação”.

Para a distribuição no país, o grupo conta com um parceiro logístico, que importa e desembarca os produtos, além de uma empresa responsável pelo armazenamento. De acordo com a gerente de marketing, a distribuição seguirá o planejamento comercial internacional: drogarias, lojas de departamento, perfumarias, cadeias de moda, lojas online, além de um e-commerce próprio. Atualmente, a essence está disponível em grandes perfumarias da cidade de São Paulo, como Sumirê, em canais online da rede RaiaDrogasil e no site Beleza Web. Em 2019, os produtos devem chegar ao Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, seguindo então para o restante do país.

Sombra também afirma que, em um futuro próximo, a Cosnova Beauty deve buscar no Brasil parceiros locais para desenvolver e fabricar seus produtos.Queremos chegar ainda mais próximo das necessidades do consumidor brasileiro”, completa.