Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

Com mercado brasileiro, essence pretende se tornar maior marca de cosméticos em volume no mundo

Contínua renovação do portfólio, preço acessível e fabricação local de seus produtos são estratégias da marca alemã para estar entre os líderes do setor no Brasil em cinco anos.

Depois de EUA e Itália, o Brasil foi o país escolhido pelo grupo alemão Cosnova Beauty para expandir sua marca de maquiagens Essence. A companhia já vinha sondando o mercado brasileiro há alguns anos e a decisão veio depois do aumento recorde nas vendas fora da Alemanha no ano passado: 18,6%, de acordo com levantamento da Nielsen.

Tatiana Sombra, gerente de marketing da Cosnova Brasil

Tatiana Sombra, gerente de marketing da Cosnova Brasil

Acreditamos que este seria o momento ideal. O Brasil é um dos consumidores de cosméticos mais importantes do mundo e, portanto, com enorme potencial para a entrada da essence”, afirma Tatiana D´Alessio Sombra, gerente de marketing da cosnova Brasil. “Estamos animados e confiantes de que fazer parte desse mercado irá contribuir de maneira significativa para atingirmos nosso objetivo de se tornar a marca de cosméticos nº 1 em volume no mundo”. No país, a meta é estar entre os líderes do setor em um período de cinco anos.

Para iniciar a operação brasileira, a empresa optou por trazer todos os produtos diretamente da matriz alemã, que não tem fábricas próprias e terceiriza a produção. Chegam aqui cerca de 300 itens do seu portfólio – que conta com 800 no total –, voltados para unhas, lábios, olhos e pele.

A diversidade de produtos, que têm foco no público mais jovem, é uma das principais estratégias da essence para se destacar entre os concorrentes no país. “Possuímos um modelo de negócio baseado em inovação, com 50% do portfólio renovado todo ano, além das edições limitadas que são lançadas a cada dois meses. Isso é muito valorizado pela mulher brasileira, que é ávida por novidades”, diz Sombra.

Segundo a gerente, aproximadamente 2/3 de toda a companhia se dedica à inovação, analisando e pesquisando as principais tendências de moda e beleza no mundo, assim como o comportamento dos consumidores e suas aspirações, para desenvolver suas próximas linhas. “Esse é um processo contínuo e bastante disciplinado”. Ela conta também que a Cosnova Beauty já tem definidos quais serão os lançamentos e itens descontinuados nas duas próximas coleções semestrais.

Outro atrativo da essence é o preço. Na Europa, ela é conhecida por praticar valores populares e a cosnova Beauty garante que o mesmo acontecerá no Brasil, apesar da recente disparada do dólar e altos impostos para importados. “A marca se posicionará de maneira estratégica e competitiva, com preço acessível, partindo de R$ 5,90, o esmalte, chegando até R$ 42,90, a base líquida”, informa Sombra. “Nosso investimento no país é a longo prazo e independe de variações cambiais. A escala na produção compensa os custos com importação”.

Para a distribuição no país, o grupo conta com um parceiro logístico, que importa e desembarca os produtos, além de uma empresa responsável pelo armazenamento. De acordo com a gerente de marketing, a distribuição seguirá o planejamento comercial internacional: drogarias, lojas de departamento, perfumarias, cadeias de moda, lojas online, além de um e-commerce próprio. Atualmente, a essence está disponível em grandes perfumarias da cidade de São Paulo, como Sumirê, em canais online da rede RaiaDrogasil e no site Beleza Web. Em 2019, os produtos devem chegar ao Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, seguindo então para o restante do país.

Sombra também afirma que, em um futuro próximo, a Cosnova Beauty deve buscar no Brasil parceiros locais para desenvolver e fabricar seus produtos.Queremos chegar ainda mais próximo das necessidades do consumidor brasileiro”, completa.

Renata Martins

Portfólio

© 2018 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Asia Cosme Lab
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Graças ao crescimento de sua população jovem (atualmente a maior do mundo), ao aumento de sua classe média e à expansão do uso da internet tanto nas cidades como nas zonas rurais, a Índia está a um passo de se tornar o próximo gigante do mercado de beleza, seguindo o exemplo da China. A agência Asia Cosme Lab mergulhou no fascinante mercado (...)

+ informações

Seções