Num cenário mundial em que o mercado de cosméticos cresceu aproximadamente 5%, as vendas da Schwan Cosmetics recuaram cerca de 1% no exercício 2024-2025, passando de 372,9 milhões a 369,3 milhões de euros.
"O setor vem registrando profundas transformações", explica Tomás Espinosa, CEO da empresa. "Algumas marcas regionais recém-chegadas ao mercado têm conquistado mais e mais espaço e, ao mesmo tempo, empresas de porte mundial estão adaptando seus produtos e processos, a fim de atender com mais rapidez às demandas de cada região. A Ásia tornou-se um motor de crescimento, ao passo que a Europa vem desacelerando. O TikTok e outras plataformas estão reduzindo consideravelmente o ciclo de vida dos produtos, obrigando a indústria a aumentar o ritmo das inovações e a reduzir os prazos de lançamento no mercado. Hoje em dia, as marcas criam um produto, testam e comercializam no intervalo de apenas alguns dias. A fast-beauty se transformou na ultra-fast beauty".
A Schwan Cosmetics constata também uma alta sensibilidade ao preço, tanto no segmento de luxo como no de grande varejo, e uma certa estagnação da demanda por produtos de maquiagem para olhos e sobrancelhas. Por outro lado, os produtos para os lábios e para o rosto continuam gozando de bastante popularidade.
Regionalização e personalização
Para enfrentar esses novos desafios, a empresa decidiu racionalizar seus processos industriais, implementando um controle rigoroso dos custos e melhorando a eficiência da produção.
Mas, para Tomás Espinosa, "a constante redução de custos não constitui uma solução para o longo prazo". Segundo o dirigente, é preciso priorizar estratégias solidamente respaldadas na evolução que o mercado vem registrando.
Por isso, Tomás Espinosa pretende continuar agilizando os processos de desenvolvimento e investindo em tecnologias essenciais para a empresa. O objetivo é também seguir atendendo às demandas específicas de alguns mercados, principalmente a Ásia, em particular no que se refere à aplicação de fórmulas líquidas. A linha Blur Me Away, por exemplo, está em perfeita sintonia com o atual sucesso da K-beauty.
Paralelamente, a Schwan Cosmetics lançou uma nova plataforma de embalagens que oferece às marcas um amplo leque de possibilidades de personalização.
Vale também ressaltar as conquistas da empresa em matéria de sustentabilidade, com a obtenção da certificação Platinum, da EcoVadis.
A Schwan Cosmetics é a principal divisão do grupo Schwan-STABILO, que produz também instrumentos de escrita (199,1 milhões de euros em vendas no exercício 2024-2025), além de produtos para atividades ao ar livre (188,7 milhões de euros no exercício 2024-2025), reunindo marcas como Deuter, Maier Sports e Gonso.


















