A geração Z não esconde sua aversão a rótulos, posicionando-se contra todo e qualquer mandamento, estereótipo e preceito que, ao longo da história, tenha dominado a estética de gerações passadas. Aos 23 anos, o rapper americano Lil Nas X não foge a essa tendência, muito pelo contrário: usa sua voz para tornar a beleza mais inclusiva e bem menos estereotipada. Ao que parece, essa postura vem ganhando o apoio de grandes marcas de cosméticos, que não hesitam em desafiar os padrões tradicionais a fim de ampliar o público-alvo de seus produtos.

Beleza sem gênero

Rouge Pur Couture The Bold, o mais recente lançamento da linha de maquiagem da Yves Saint Laurent Beauté, é atualmente o destaque de várias campanhas publicitárias estreladas por Kaia Gerber e por Lil Nas X. Mestre em romper padrões no universo da moda e da beleza, o rapper americano mostra mais uma vez que os cosméticos deixaram de veicular uma identidade de gênero bem definida, resultando na desconstrução de uma série de dogmas relativos à virilidade.

Usando conjunto de couro preto – jaqueta aberta para deixar o torso à mostra – ou usando uma camisa transparente, o artista americano apresenta algumas das novidades em matéria de maquiagem da Yves Saint Laurent Beauté, como o rímel Lash Clash e o batom Rouge Pur Couture The Bold. É bem provável que a escolha dos produtos não seja um mero acaso: as duas categorias sempre foram exclusivamente voltadas para o público feminino – só que isso agora é coisa do passado! Nas imagens da campanha, Lil Nas X, com ar decidido, posta-se diante de um espelho em pleno deserto para dar mais volume aos cílios e mais cor aos lábios, fazendo estremecer as bases dos estereótipos de gênero.

Vestidos, crop tops e figurinos justinhos

Não é a primeira vez – tampouco a última, provavelmente – que o rapper revoluciona os padrões vigentes. Seja no dia a dia ou ao cruzar um tapete vermelho, o intérprete de "Montero" não se deixa aprisionar pelos ditames da moda. Pelo contrário, usa e abusa de vestidos, crop tops e figurinos justinhos que invariavelmente dão o que falar, questionando e mobilizando um grande número de pessoas, admiradoras ou não de seu estilo. Um dos modelitos mais espetaculares e originais usados até hoje pelo artista é um conjunto lilás criado pelo Atelier Versace: metade vestido, metade "passeio completo", o traje reflete perfeitamente a recusa em querer ou dever se encaixar em um gênero.

A exemplo de Harry Styles, David Banda, A$AP Rocky, Bad Bunny, Pete Davidson, Timothée Chalamet, Jaden Smith e muitos outros, Lil Nas X é o digno representante de uma geração determinada a transpor fronteiras e a desconstruir, tanto quanto possível, o mito sagrado da virilidade.