De acordo com dados da Mintel, antes da pandemia do coronavírus, 35% dos brasileiros declararam que se sentiam motivados a comprar produtos com ingredientes com ação relaxante para os cabelos. Mas, desde que o país entrou em quarentena, 49% disseram que passaram a adotar um estilo mais natural.

Mudança de comportamento

“Percebemos a mudança de comportamento de consumo e uma crescente procura por produtos que possibilitam o autocuidado, com soluções que entregassem fios hidratados, saudáveis e com brilho e que permitissem o uso dos cabelos de forma mais natural”, afirma Gleyce Corrêa, gestora de produtos e desenvolvimento da Aneethun. “O momento em casa, sem poder ir aos salões, deu mais força a mulheres que estavam pensando em iniciar o processo da transição capilar e até mesmo àquelas que não se programaram para isso, mas que com o passar dos meses se depararam com suas raízes crescidas e se encorajaram”, acrescenta.

A empresa de haircare acaba de apresentar sua linha Cachos System, com produtos dedicados a fios ondulados, cacheados e crespos. “O lançamento tem sido surpreendente. Fomos impactados duplamente, primeiro pelo crescente consumo que já era percebido, e seguramente por novos hábitos em função do atual cenário”, revela Corrêa.

A Alfaparf Milano também aproveitou a quarentena para lançar produtos voltados a esse mercado - os primeiros de seu portfólio. “As pessoas já vinham buscando revelar sua beleza natural e vinham desapegando dos padrões de beleza, retornando às suas origens e se aceitando mais. A Alfaparf Milano vem nesse processo há alguns anos, mas em 2020 conseguimos lançar nossa linha vegana para cabelos cacheados, crespos e ondulados, a Semi Di Lino Curls”, diz Julia Alves, diretora de marketing do Grupo Alfaparf. “Foi o momento ideal para o lançamento. Com a crescente procura por produtos específicos para cabelos cacheados e crespos, o mercado está sedento por produtos inovadores e que atendam a todos os tipos de cachos”, ela comemora.

Busca pela praticidade

Outro dado da pesquisa da Mintel aponta mudanças neste segmento. Segundo o levantamento, antes da Covid-19, 47% dos brasileiros utilizavam produtos para estilização/finalização dos fios diariamente. Agora, 30% afirmam que têm a intenção de reduzir etapas e o uso de produtos.

Para a diretora do Grupo Alfaparf, a explicação está no fato de que as pessoas, ao conhecerem melhor as características dos seus fios, sabem exatamente o que funciona ou não neles, diminuindo a quantidade de produtos utilizados.

Corrêa tem uma outra visão. “Acreditamos que a busca pela praticidade em reduzir etapas é uma realidade sim, entretanto, quando falamos sobre o público cacheado, percebemos um maior consumo de produtos de finalização. A estrutura desses cabelos é mista e, dependendo do efeito desejado, essa consumidora precisa ter finalizadores distintos e usar uma quantidade generosa de produtos”.

Atuando já há bastante tempo na categoria, a Salon Line ampliou ainda mais as opções para cacheadas e crespas e viu o consumo dos seus produtos crescer nos últimos meses. “A quarentena trouxe uma grande liberdade para muitas mulheres, encorajou muitas delas a iniciar uma transição capilar e tentar se reconhecer novamente com seus cabelos naturais”, relata gerente de marketing da marca Kamila Fonseca. “Algumas dizem que, ao término da pandemia, voltarão para sua progressiva ou relaxamento, mas percebemos uma grande maioria se descobrindo e querendo continuar nesse processo. Algumas experiências vieram para ficar”, finaliza.