Combinar experiências de mercado para ampliar seus alcances. Foi com essa proposta que a empresa catarinense BioBio, atuante na categoria de maquiagens naturais, se uniu à paranaense Nesh Cosméticos, com um portfólio de proteção solar e cuidados pessoais veganos, para a criação da BioBio Cosméticos Naturais. “Decidimos unir forças para o crescimento do projeto no mercado de clean beauty brasileiro e no exterior”, afirma Thiago Pissaia, fundador da Nesh e CEO da nova marca.

Ele conta que a Nesh era cliente da Terra Mater, empresa de Santa Catarina pioneira no segmento de argilas naturais, que foi idealizada por Patricia Jachowicz, também fundadora da BioBio. “O encontro das empresas teve início em uma conversa informal. Começamos uma troca de ideias e acabamos consolidado o negócio, visando uma ampliação na abrangência da nova marca”.

Por questões mercadológicas e de branding, o nome BioBio foi mantido na fusão. “Fizemos uma pesquisa de mercado para entender como poderíamos prosseguir somente com um nome e um direcionamento. Assim, pudemos observar que a BioBio passava uma percepção maior de naturalidade e tinha a preferência do consumidor por ter já no seu nome o que vendemos no nosso posicionamento”, explica o executivo.

Segundo ele, levou um tempo para que os consumidores da Nesh pudessem assimilar que a marca agora é BioBioCosméticos Naturais. “Mas com a facilidade de contato com os clientes, isso não se deu de uma forma ruim. Nós enxergamos o momento de transição como uma oportunidade de crescimento, mantendo os clientes antigos e potencializando os novos, tanto nos pontos de venda quanto na internet”, diz Pissaia.

Expansão prevê lojas e reforço do projeto na internet

Por ora, duas lojas operam em Curitiba, mas o CEO promete expansão da marca já em 2023. “Nesse ano, a ideia é abrir mais lojas físicas e potencializar o projeto na internet e em revendedores da marca. Antes da pandemia, se falava pouquíssimo sobre clean beauty e a consciência sobre o uso de produtos livres de toxinas e que respeitam o meio ambiente. Eles vieram para ficar e ganhar cada vez mais espaço no consumo”.

Pissaia revela também que a construção de uma fábrica está nos planos da BioBio Cosméticos Naturais “Temos projetos de fazer uma planta própria em breve”. No momento, a empresa tem toda sua produção terceirizada, sendo atendida por cinco indústrias diferentes.

O portfólio da nova marca ainda está sendo construído. “Acoplamos as maquiagens BioBio ao catálogo da Nesh, que era mais extenso. Estamos passando por um processo de releitura e adaptação para unificar o posicionamento das duas marcas anteriores, cortando alguns produtos e colocando outros no lugar, mas seguindo um só caminho”, afirma o CEO.

Portfólio em construção

Da Nesh devem ser mantidos hidratantes, óleos corporais, desodorantes naturais, máscaras faciais, xampu sólido e protetores solares. As linhas da BioBio – com batons, delineadores, máscaras de cílios, entre outros itens – também continuam. De acordo com a marca, são esperados lançamentos a cada dois meses.

“Com a fusão, o objetivo é fortalecer as opções de maquiagens naturais com ingredientes orgânicos. Também traremos produtos inovadores para cuidados faciais e proteção solar. Queremos investir em cosméticos multifuncionais, que possam facilitar a rotina no dia a dia com vários benefícios e incentivando ainda o uso minimalista”, finaliza Pissaia.