Sylvain Delteil, PerfectCorp

O caminho percorrido em apenas alguns anos é impressionante. O pacote de aplicativos YouCam (YouCam Makeup, YouCam Perfect, YouCam Fun e YouCam Nails), criado para a edição de fotos e experiências em realidade virtual, conquistou o mundo como referência em matéria de maquiagem virtual, com mais de 550 milhões de downloads [1], além de parcerias com grandes protagonistas do universo da beleza, entre os quais Estée Lauder, Yves Saint Laurent, L’Oréal Paris, MAC Cosmetics e Macy’s.

"No ano passado, assinamos com o Grupo L’Oréal um acordo global que possibilita o uso do aplicativo YouCam MakeUp por todas as marcas do Grupo", explica Sylvain Delteil, diretor de Business Development.

Para a Perfect Corp, empresa taiwanesa que desenvolve os aplicativos, esse sucesso incontestável representou a oportunidade de captar mais de 25 milhões de dólares em outubro de 2017. Para chegar lá, a empresa fez o dever de casa. Spin-off da Cyberlink, empresa especializada em imagens digitais e tecnologias de reconhecimento facial, a Perfect Corp contou, desde a sua criação, com um quadro funcional de aproximadamente 100 desenvolvedores.

Com isso, o YouCam e outras plataformas não especializadas do mesmo gênero (como Perfect 365 e Meitoo, sucesso sobretudo na China) praticamente suplantaram os aplicativos criados pelas próprias marcas, impondo um ritmo de inovação contínuo. Depois de ingressar no universo dos cuidados da pele, ampliando seu campo de ação, o YouCam acaba de agregar uma extensão dedicada à coloração dos cabelos. Acima de tudo, esses aplicativos têm conquistado um espaço cada vez maior como ferramentas essenciais ao desenvolvimento de estratégias multicanais.

"Nossa proposta inicial era ser uma plataforma mobile para os consumidores, mas logo após o lançamento, a pedido das marcas e dos revendedores, começamos a desenvolver aplicativos para os pontos de venda. Atualmente, funcionamos como uma plataforma de serviços para as marcas", prossegue Sylvain Delteil. "A realidade aumentada é uma ferramenta poderosa para seduzir as consumidoras e impulsionar as vendas, mas passamos a oferecer também um serviço completo de gestão de marketing que abrange todos os canais".

Concretamente, uma vez que as SKUs tenham sido carregadas no console de controle, a marca pode utilizar esses recursos como quiser: com o app YouCam Makeup, para testes virtuais em dispositivos colocados à disposição do público pelas lojas e até mesmo no próprio site da marca ou usando um celular. É possível também agregar serviços desenvolvidos sob medida para a plataforma – por exemplo para o treinamento de equipes de venda. Além disso, o console reúne e processa todos os dados coletados pelos aplicativos sobre o comportamento das consumidoras: número de likes que a marca obteve, número de testes realizados com cada SKU e, principalmente, os dados relativos aos visuais que cada usuária salvou e/ou compartilhou.

"As marcas dispõem atualmente de um número considerável de soluções: YouCam Makeup, in Store Brand Makeup & Skincare Consultation Mode, Exclusive Online Consultation Mode, Webpage Consultation Mode, Beauty Live Training, Live Streaming for Brands, In Store Barcode Try on, etc.", ressalta Sylvain Delteil.

Ou seja, as marcas contam com ferramentas variadas e eficazes para oferecer às consumidoras a possibilidade de testar seus produtos de forma convivial e divertida, para treinar suas consultoras e para informar as usuárias. "Isso requer um pequeno investimento em recursos humanos, mas, em contrapartida, as marcas têm à disposição uma plataforma multisserviços desenvolvida, desde o início, para se adequar às necessidades de estratégias multicanais".

Para as marcas que decidirem apostar, a Perfect Corp promete resultados concretos. "Um estudo [2] que realizamos no Japão mostrou que, em um painel com 25 mil usuárias de smartphones, a propensão a comprar produtos de maquiagem é 60% maior entre aquelas que usam o YouCam Makeup. Para uma marca, o fato de estar presente no aplicativo aumenta em 30% as chances de que uma venda seja concretizada", conclui Sylvain Delteil.