A Origins será a primeira marca de cosméticos de prestígio a explorar a inovadora e avançada tecnologia desenvolvida pela SABIC, destinada à produção de embalagens fabricadas a partir de uma mistura de materiais plásticos reaproveitados, que até pouco tempo atrás podiam dificilmente ser reciclados.

Em 2021, a Clear Improvement Active Charcoal Mask, máscara de maior sucesso da Origins, passará a ser acondicionada em uma bisnaga realizada pela Albéa e fabricada com uma resina polímero obtida por meio da tecnologia de reciclagem de polietileno e polipropileno desenvolvida pela SABIC.

Reciclagem de alta tecnologia

Graças à avançada técnica desenvolvida pela SABIC, é possível processar plásticos pouco adaptados à reciclagem, que em geral são incinerados ou descartados em lixões. Com essa tecnologia, os plásticos são transformados novamente em componentes de base e, uma vez que o material recupera seu estado molecular, pode ser usado para fabricar plásticos de alto desempenho, comparáveis à matéria-prima virgem.

Com base nessa tecnologia revolucionária, capaz de converter plásticos indefinidamente, foi desenvolvido um polímero circular certificado [1] pela SABIC e incluído em sua carteira de soluções circulares TRUCIRCLE.

Em 2021, a Clear Improvement Active Charcoal Mask, máscara de maior sucesso...

Em 2021, a Clear Improvement Active Charcoal Mask, máscara de maior sucesso da Origins, passará a ser acondicionada em uma bisnaga realizada pela Albéa e fabricada com uma resina polímero obtida por meio da tecnologia de reciclagem de polietileno e polipropileno desenvolvida pela SABIC.

"Essa parceria entre a Origins, a The Estée Lauder Companies e a SABIC é um avanço inédito na indústria de cosméticos. Graças a uma fonte inovadora de resinas de alta qualidade, pela primeira vez serão empregados plásticos reciclados pós-consumo em embalagens de cosméticos posicionados no segmento de luxo. O desenvolvimento conjunto dessa embalagem ressalta também a importância de trabalhar em parceria e de ter audácia na hora de introduzir inovações na cadeia de valor, duas atitudes essenciais para agilizar a transição rumo a um uso mais amplo de embalagens recicláveis e reutilizáveis", explica Stéphane Barlet, diretor Comercial da Albéa Americas.

Metas de sustentabilidade

No âmbito de seus objetivos de sustentabilidade, o Grupo Estée Lauder decidiu aumentar o volume de plásticos reciclados pós-consumo (PCR) na composição das embalagens de seus produtos. Assim sendo, essa parceria estratégica consolidará os compromissos assumidos pela Origins, garantindo que, até 2023, pelo menos 80% de suas embalagens (em peso) sejam recicláveis, recarregáveis, reutilizáveis, recicladas ou reaproveitáveis.

"O uso de tecnologias de ponta associadas a materiais PCR potencializa nossos esforços para cumprir as metas de sustentabilidade relativas às embalagens. O lançamento dessa bisnaga revolucionária é motivo de grande orgulho para nós", afirma Sushil Iyer, vice-presidente Global Packaging da The Estée Lauder Companies.