Num contexto em que os consumidores se esforçam por conciliar as suas expectativas com as pressões relacionadas com o custo de vida, a empresa de pesquisa revela várias mudanças significativas no comportamento do consumidor em 2026.

O futuro do comportamento do consumidor é caracterizado por um desejo por mais conforto, espaço para expressar sua individualidade e soluções para se sentir bem, muito impulsionado por uma procura pela autenticidade e simplicidade em um mundo cada vez mais complexo,” afirmou Alison Angus, head de inovação na Euromonitor International.

Quatro principais tendências

No relatório Global Consumer Trends 2026, a empresa destacou quatro grandes tendências que devem orientar o comportamento dos consumidores em todo o mundo.

Modo cautela (Comfort Zone)

De acordo com a Euromonitor International os consumidores prezam por conforto e coisas mais simples. Num contexto global cada vez mais volátil, 58% dos consumidores relatam níveis moderados a extremos de estresse todos os dias.

Para atender às suas expectativas, as marcas agora devem criar soluções que ofereçam conforto, confiança, simplifiquem a vida ou promovam equilíbrio, ajudando o consumidor a navegar momentos de turbulência, priorizando o conforto emocional, por exemplo, com ingredientes naturais e saudáveis.

Vida sem filtro (Fiercely Unfiltered)

Os consumidores estão interessados em ser mais honestos e expressar sua individualidade. Metade dos consumidores quer produtos e serviços feitos sob medida para eles, enquanto 65% dos consumidores dizem que a sua identidade é aceita pela sociedade. Com isso em mente, as marcas precisam investir mais em estratégias hiper segmentadas para dialogar com diversos tipos de clientes e com necessidades cada vez mais específicas.

Hiperfoco no bem-estar (Rewired Wellness)

Cresce a demanda por soluções de bem-estar tecnológicas e validadas cientificamente, com consumidores dispostos a pagar mais por produtos premium com formulação científica. 49% dos consumidores estariam dispostos a pagar 10% ou mais por produtos premium de beleza que contém uma formulação com embasamento científico. De acordo com a Euromonitor, marcas podem apostar em storytelling apoiado por dados para reforçar benefícios à saúde e educar os clientes sobre o valor dos produtos ofertados.

Ásia em ascensão (Next Asian Wave)

Marcas do Leste Asiático, especialmente chinesas, tem ganhado muita influência global ao oferecerem preços acessíveis, inovação e experiências digitais. A previsão é que as exportações da China alcancem US$ 4 trilhões até 2026.

Para se manterem competitivas, empresas devem investir em experiências digitais mobile-first e jornadas de compra integradas entre conteúdo e comércio.