Design de sobrancelha no Beleza Básica

A rotina corrida nas grandes cidades aumenta a procura por procedimentos rápidos, como manicure, corte de cabelo e escova, fora do expediente comercial.

Um levantamento realizado pelo aplicativo Singu, que realiza agendamento de serviços de beleza e bem-estar em domicílio, revelou que 30% dos seus usuários – mulheres são quase a totalidade – optam por atendimentos em horários alternativos, entre 07h e 09h da manhã e das 19h às 22h. A pesquisa foi feita com base em 300 mil serviços solicitados na cidade de São Paulo.

As clientes usam o aplicativo nessas faixas de horário por conta da maioria dos salões estarem fechados”, afirma João Fernandes, diretor de operações do Singu. “Em estabelecimentos de bairro, é quase impossível conseguir atendimento no período da manhã. Já à noite, a pessoa que quer se cuidar precisa se descolar para um shopping, onde pode pagar quase duas vezes mais do que pelo aplicativo”, diz.

Atentos a essa demanda, alguns salões paulistanos “de rua” estenderam seus horários de funcionamento. Instalado na Rua Augusta, na região central da cidade, o Beleza Básica abre as portas bem cedo, às 7h. “Atendemos, em média, 35% de nossas clientes entre 7h e 9h”, revela Ivone Tostes, administradora do espaço.

Segundo ela, o público que escolhe os primeiros horários da manhã é corporativo. “São bancárias, advogadas e funcionárias de grandes empresas, que necessitam estar sempre arrumadas e com boa apresentação, por isso nos procuram para serviços como escova ou coloração dos fios, manicure, depilação e design de sobrancelhas”, fala.

Também localizado na Rua Augusta - e com outra unidade no Jardim Paulista, bairro nobre da capital -, o Circus Hair recebe clientes até às 22h, a depender do dia da semana.

Quem vive nas grandes cidades, em geral, tem uma rotina bem corrida de trabalho, compromissos e deslocamentos”, diz Rodrigo Lima, diretor criativo do Circus Hair. “O cliente que vem à noite é geralmente aquele que não consegue em outros momentos por conta dessa agenda atribulada e por trabalhar no chamado horário comercial, das 9h às 18h. Assim, ele sabe que vai conseguir chegar ao salão e ser atendido tranquilamente”.

No Circus Hair, o público noturno chega a 60% do total dos atendimentos. De acordo com Lima, procedimentos rápidos, como corte de cabelo, manicure, barba e design de sobrancelha, são os mais procurados neste período. “É o momento do dia em que o cliente pode relaxar e fazer coisas para si próprio”, afirma.

Pelo Singu, o serviço mais solicitado antes das 9h ou após às 19h é o de manicure. “É quase a totalidade de atendimentos, mas também temos uma quantidade significativa de pedidos de massagem, depilação e escova”, menciona o COO do aplicativo. Sobre o perfil das usuárias que fogem dos horários mais convencionais, Fernandes fala que são “mulheres com mais de 30 anos, executivas, empreendedoras e, às vezes, mães, todas com agendas bastante cheias”.

O diretor de operações do Singu conta que o cenário de São Paulo é o mesmo no Rio de Janeiro, outra capital em que o aplicativo atua. Para o diretor artístico do Circus, essa demanda deve se repetir em outras metrópoles, especialmente por conta do horário de trabalho da maioria das pessoas. “A gente acredita que existe mercado para todo mundo. Abrir em horários especiais só ajuda a oferecer aos consumidores mais possibilidades, se ajustando ao estilo de vida de cada pessoa”, diz Lima.
 
Ivone Tostes acrescenta. “As pessoas não querem perder tempo, nem precisar dispender horas no salão aos sábados. Poder encaixar o cuidado com a beleza no seu dia-a-dia é um grande benefício”.