Em relatório publicado recentemente [1], a Mintel declarou ter identificado quatro grandes tendências de consumo capazes de transformar a indústria de beleza mundial em 2021.

Beautiful Mind: Apesar das incertezas do atual período que vivemos, as marcas têm a oportunidade de construir a normalidade graças a rotinas com produtos que protegem, agregam valor e ajudam a restabelecer relações de confiança.

"As marcas que conseguirem transformar as rotinas de beleza em um meio para reduzir o estresse e a ansiedade são as que agregarão valor para os consumidores no longo prazo. Elas deverão criar estratégias que estimulem especialistas externos a orientar os consumidores sobre o futuro do bem-estar holístico, com cuidados voltados para a conexão entre o corpo e o espírito", explica Sharon Kwek, diretora associada de Global Beauty and Personal Care da Mintel.

Beauty Re(Valued): Ao reexaminarem atentamente as despesas, os consumidores tendem a priorizar a funcionalidade dos produtos, cujo valor será avaliado em termos de qualidade, comodidade e resultado, e não em termos monetários.

Considerando que as experiências ganharão mais importância que os produtos tangíveis, as marcas que desejarem incentivar os consumidores a comprar deverão redefinir o valor dos produtos, de forma que ele reflita muito mais que o simples custo e abranja o impacto global do ato de compra.

Channel Changers: Mediante sólidas estratégias de comércio eletrônico, as marcas poderão adotar um modelo omni-channel eficaz, que amplie as fronteiras das operações comerciais e ofereça experiências digitais inéditas e multissensoriais.

"Cada marca deverá desenvolver estratégias que direcionem os consumidores potenciais para o próprio site da marca, valorizando a autenticidade dessas estratégias e desafiando as grandes plataformas de vendas, incapazes, por enquanto, de garantir a transparência de sua cadeia de abastecimento", continua Sharon Kwek.

Beauty Eco-lution: Com a progressiva flexibilização do isolamento social como medida de combate à covid-19, os consumidores vão reavaliar suas prioridades, dando maior espaço a considerações ecológicas e éticas.

Como muitos consumidores continuarão a dar preferência às compras em estabelecimentos próximos de casa, sem se preocuparem tanto com os preços, dar suporte e colaborar com empresas locais será uma estratégia essencial no longo prazo.

"Em relação à tendência clean, a próxima etapa consistirá em aliar ética e segurança, a fim de atender às necessidades dos consumidores de produtos de beleza que tenham desenvolvido uma postura de consciência e atenção e estejam tentando evitar os riscos potencialmente presentes dentro ou fora da embalagem", conclui Sharon Kwek.