Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

All4Pack busca conhecer a percepção dos consumidores em matéria de embalagem

O salão All4Pack, sucessor do salão Emballage & Manutention, aguarda cerca de 100 mil visitantes do mundo todo entre 14 e 17 de novembro de 2016 no Parque de Exposições de Paris Villepinte. Na lista de expositores, 1.600 empresas que atuam nas áreas de embalagem, processamento, impressão e movimentação de produtos. O fio condutor desse grande evento é a inovação. Por isso, o lema não poderia ser outro: Let’s be creative! A poucos meses da abertura do salão, os organizadores apresentaram os resultados de uma sondagem sobre a experiência e as expectativas dos consumidores europeus em matéria de embalagem, ressaltando os desafios atuais e futuros que as empresas enfrentam no campo da inovação.

A sondagem abrangeu 2.186 consumidores com objetivo de compreender a (...)

A sondagem abrangeu 2.186 consumidores com objetivo de compreender a experiência dos consumidores em matéria de embalagem, analisando os principais desafios com os quais a indústria de embalagens precisa lidar: personalização, aplicação, redução da pegada de carbono, digitalização das lojas e comércio eletrônico. - Foto: © Dima Sidelnikov / shutterstock.com

Realizada em maio deste ano pela ObSoCo em colaboração com o Comitê de Consultoria do salão (que reúne um painel de representantes de grandes marcas do setor), a sondagem abrangeu 2.186 consumidores da Alemanha, Espanha, França e Itália. O objetivo era compreender melhor a experiência dos consumidores europeus em matéria de embalagem, analisando tanto o aspecto funcional como emocional, sob o prisma dos principais desafios com os quais a indústria de embalagens precisa lidar: personalização, aplicação, redução da pegada de carbono, digitalização das lojas e comércio eletrônico.

Preservação do ambiente e segurança, metas em matéria de inovação tecnológica

A primeira grande conclusão que se pode tirar da sondagem é que a maioria dos participantes são favoráveis à inovação: 57% dos entrevistados (dos quais 71% estão na faixa etária de 18-24 anos) consideram que a embalagem inteligente e conectada representa uma fonte preciosa de progresso. Em relação ao setor de beleza/saúde/luxo, para o qual a composição dos produtos é um ponto sensível, 31% dos participantes da sondagem consideram que a embalagem contribui para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Quanto às especificidades do comércio eletrônico, mais da metade dos participantes, independentemente do país de origem, defende a redução do impacto ambiental. As preferências em matéria de design variam conforme o país: 43% dos espanhóis e 38% dos franceses dão preferência a embalagens sólidas, enquanto 33% dos alemães e 32% dos italianos optam por embalagens leves que contribuem para reduzir os resíduos. Esse tipo de variação também se manifesta entre gerações – as embalagens leves são mais apreciadas por jovens na faixa etária de 18 a 24 anos, enquanto a solidez é um elemento importante para a população com mais de 55 anos.

Vale a pena notar, porém, que a função mais procurada por 35% dos participantes é a garantia de proteção do produto ou da fórmula.

A indicação da origem do produto também se destacou na sondagem como um elemento essencial entre as informações presentes na embalagem. Para 32% dos franceses, a embalagem serve principalmente como "fonte de informações úteis sobre os produtos". Quanto ao tipo de informação mais procurada, 24% dos participantes de todos os países envolvidos querem conhecer a origem geográfica do produto, 19% priorizam a composição e 18% estão interessados em saber a identidade do produtor.
Essa função também se confirma no setor de beleza/saúde/luxo: 27% dos entrevistados atribuem um papel informativo à embalagem, mas vale notar que 16% consideram que ela é "o objeto que permite comprar a dose certa", enquanto 13% ressaltam o valor que ela agrega ao produto - tendência evidenciada sobretudo no setor de luxo.

All4Pack: muitos eventos em um só

O evento promete dar destaque ao que há de melhor em matéria de inovação. Vitrine de tendências e novidades, a seção Pack Innovation apresentará um panorama global do setor, mostrando dez soluções inovadoras para embalagens. O espaço Best Pack, em colaboração com escolas internacionais de design, terá como foco a embalagem conectada e o comércio eletrônico. No programa de televisão, os convidados trocarão ideias sobre as abordagens observadas e traçarão uma visão prospectiva do setor.

Por último, a edição 2016 apresentará, com exclusividade mundial, a exposição 10/10, do Pentawards - retrospectiva excepcional com uma seleção das melhores embalagens que venceram prêmios de criatividade nos últimos dez anos, em dez categorias.

Kristel Milet

Tradução: Maria Marques

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

Emmanuelle Bassmann
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

A Brasil International Beauty Fair é a maior feira comercial de beleza da América do Sul. A edição 2018 aconteceu em 08 -11 de setembro de 2018 em São Paulo, Brasil. Veja a seguir uma visão geral das principais tendências e destaques em inovação de produto. O Brasil sempre foi reconhecido por ser inovador no setor de beleza. (...)

+ informações

Seções