Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Embalagem e design

Albéa reforça oferta de soluções ecológicas

Reduzir, reutilizar, reciclar. A Albéa explora todos os caminhos que levam à criação de embalagens sustentáveis, buscando atender às novas exigências das marcas e dos consumidores. No salão Luxe Pack Monaco 2019, o Grupo apresentará os novos produtos que completam sua carteira, oferecendo um diversificado leque de opções: embalagens mais leves, fabricadas com materiais reciclados, versão refil e muito mais. As soluções abrangem todas as categorias de cosméticos.

Protagonista da indústria de fabricação de embalagens para o setor de beleza, a Albéa definiu objetivos ambiciosos para reduzir o impacto ambiental de resíduos plásticos e gerenciar o descarte de embalagens, fazendo da busca de soluções um de seus principais porta-estandartes. Mesmo convencida de que os materiais plásticos continuarão presentes na indústria, a empresa decidiu focar na oferta de embalagens mais sustentáveis. "O problema não é o produto em si, mas a forma como é projetado e utilizado. É nesse campo que podemos oferecer um diferencial, e é exatamente o que estamos fazendo", afirma Gilles Swyngedauw, vice-presidente de Marketing, Inovação e Sustentabilidade.

Reduzir, reutilizar, reciclar

No topo da lista de prioridades, a empresa busca reduzir o peso das embalagens e dos materiais empregados. A principal novidade apresentada nessa área é a tampa Slim Cap + Thin Wall, cuja linha foi ampliada com um modelo de 35 mm de diâmetro, completando a versão existente, de 50 mm. A inovação, que engloba tanto a bisnaga laminada como a tampa, permite reduzir em 33% o peso total, em comparação com bisnagas convencionais.

A empresa apresentará também vários modelos mais leves de tubos para rímel e batom, desenvolvidos com base nos conceitos de Paper Kiss e Paper Mascara. A embalagem do batom ou do rímel é fabricada com papelão certificado FSC. Como o mecanismo pode ser facilmente retirado, a embalagem de papelão segue a trajetória normal de reciclagem.

Outro foco promissor de inovação, principalmente no setor de luxo, é a possibilidade de reutilizar o suporte. "A ideia é desenvolver objetos, e não uma simples ferramenta para acondicionar o produto", explica Gilles Swyngedauw. Para ilustrar esse seu compromisso, o Grupo está lançando este ano o batom recarregável, disponível em versão com encaixe ou com ímã.

Fechando a lista de prioridades, a otimização do fim do ciclo de vida de um produto ou embalagem se traduz na possibilidade de reciclar, em função dos materiais usados e das cadeias de processamento existentes. Explorando essa área, a Albéa apresentará o Greenleaf, um novo tipo de embalagem tecnicamente reciclável pela cadeia de processamento de plásticos rígidos HDPE. Na bisnaga Greenleaf, a barreira de alumínio é substituída por uma barreira EVOH adaptada aos mercados de higiene bucal e de cosméticos. Outra vantagem é que a bisnaga Greenleaf contém 17% a menos de material plástico.

Tema de grande interesse por parte dos consumidores e das marcas, o programa de plásticos reciclados PCR (plástico pós-consumo) representa um importante desafio para o fabricante, em particular no que se refere ao abastecimento em plásticos reciclados. O Grupo afirma já ter garantido o fornecimento de material para a produção dos próximos três anos, tendo como objetivo potencializar ao máximo o seu uso, chegando a 90% da embalagem completa.

Por enquanto, a Albéa vem reforçando sua oferta mediante o acréscimo de polietileno reciclado de alta densidade à composição de suas bisnagas. Três soluções oferecem respostas inovadoras às novas necessidades do mercado:

- Pioneira em seu gênero, a bisnaga Encore PCR contém 50% de plástico reciclado. Para reforçar sua oferta, a Albéa está lançando a bisnaga Max PCR, com até 70% de plástico reciclado.
- A nova versão Beautiful PCR apresenta uma camada externa branca sem traços de cores, oferecendo um produto mais adaptado ao mercado de cuidados pessoais.
- A bisnaga Ultimate PCR é fabricada exclusivamente com PCR (70%) e bioplástico (30%), integrando-se perfeitamente ao ciclo de sustentabilidade da economia circular.

Transparência, rastreamento e informação com a hashtag #Follow

Se, por um lado, os consumidores exigem das marcas que o impacto sobre o meio ambiente seja mínimo, por outro lado querem que elas demonstrem uma atitude de máxima transparência. Para conectar a marca a seus clientes graças às embalagens que produz, a Albéa lançou a hashtag #Follow.

A solução oferece um QR code único com serviço digital, que conecta a embalagem ao conteúdo das marcas. Dessa forma, os clientes podem acessar, de maneira interativa, informações mais detalhadas sobre a origem do produto, o processo de fabricação e o uso de materiais. Para as marcas, ela representa a possibilidade de comercializar seus produtos, oferecer conteúdos exclusivos e criar conexões com outros produtos da linha. Quanto aos fabricantes, a iniciativa simplifica a apresentação de informações sobre o fim do ciclo de vida e sobre o potencial de reciclagem dos produtos.

Kristel Milet
(Tradução: Maria Marques)

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Lipotec - Lubrizol
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Tecnologias que eram impensáveis há apenas uma década são agora itens essenciais indispensáveis. Levamos nossas vidas em nossos smartphones. Existe um aplicativo para quase tudo. E a tecnologia wearable, a realidade aumentada e a inteligência artificial estão criando possibilidades ilimitadas para mover, executar, ver e se sentir melhor do (...)

+ informações

Seções