Protagonista da indústria de fabricação de embalagens para o setor de beleza, a Albéa definiu objetivos ambiciosos para reduzir o impacto ambiental de resíduos plásticos e gerenciar o descarte de embalagens, fazendo da busca de soluções um de seus principais porta-estandartes. Mesmo convencida de que os materiais plásticos continuarão presentes na indústria, a empresa decidiu focar na oferta de embalagens mais sustentáveis. "O problema não é o produto em si, mas a forma como é projetado e utilizado. É nesse campo que podemos oferecer um diferencial, e é exatamente o que estamos fazendo", afirma Gilles Swyngedauw, vice-presidente de Marketing, Inovação e Sustentabilidade.

Reduzir, reutilizar, reciclar

No topo da lista de prioridades, a empresa busca reduzir o peso das embalagens e dos materiais empregados. A principal novidade apresentada nessa área é a tampa Slim Cap + Thin Wall, cuja linha foi ampliada com um modelo de 35 mm de diâmetro, completando a versão existente, de 50 mm. A inovação, que engloba tanto a bisnaga laminada como a tampa, permite reduzir em 33% o peso total, em comparação com bisnagas convencionais.

A empresa apresentará também vários modelos mais leves de tubos para rímel e batom, desenvolvidos com base nos conceitos de Paper Kiss e Paper Mascara. A embalagem do batom ou do rímel é fabricada com papelão certificado FSC. Como o mecanismo pode ser facilmente retirado, a embalagem de papelão segue a trajetória normal de reciclagem.

Outro foco promissor de inovação, principalmente no setor de luxo, é a possibilidade de reutilizar o suporte. "A ideia é desenvolver objetos, e não uma simples ferramenta para acondicionar o produto", explica Gilles Swyngedauw. Para ilustrar esse seu compromisso, o Grupo está lançando este ano o batom recarregável, disponível em versão com encaixe ou com ímã.

Fechando a lista de prioridades, a otimização do fim do ciclo de vida de um produto ou embalagem se traduz na possibilidade de reciclar, em função dos materiais usados e das cadeias de processamento existentes. Explorando essa área, a Albéa apresentará o Greenleaf, um novo tipo de embalagem tecnicamente reciclável pela cadeia de processamento de plásticos rígidos HDPE. Na bisnaga Greenleaf, a barreira de alumínio é substituída por uma barreira EVOH adaptada aos mercados de higiene bucal e de cosméticos. Outra vantagem é que a bisnaga Greenleaf contém 17% a menos de material plástico.

Tema de grande interesse por parte dos consumidores e das marcas, o programa de plásticos reciclados PCR (plástico pós-consumo) representa um importante desafio para o fabricante, em particular no que se refere ao abastecimento em plásticos reciclados. O Grupo afirma já ter garantido o fornecimento de material para a produção dos próximos três anos, tendo como objetivo potencializar ao máximo o seu uso, chegando a 90% da embalagem completa.

Por enquanto, a Albéa vem reforçando sua oferta mediante o acréscimo de polietileno reciclado de alta densidade à composição de suas bisnagas. Três soluções oferecem respostas inovadoras às novas necessidades do mercado:

- Pioneira em seu gênero, a bisnaga Encore PCR contém 50% de plástico reciclado. Para reforçar sua oferta, a Albéa está lançando a bisnaga Max PCR, com até 70% de plástico reciclado.
- A nova versão Beautiful PCR apresenta uma camada externa branca sem traços de cores, oferecendo um produto mais adaptado ao mercado de cuidados pessoais.
- A bisnaga Ultimate PCR é fabricada exclusivamente com PCR (70%) e bioplástico (30%), integrando-se perfeitamente ao ciclo de sustentabilidade da economia circular.

Transparência, rastreamento e informação com a hashtag #Follow

Se, por um lado, os consumidores exigem das marcas que o impacto sobre o meio ambiente seja mínimo, por outro lado querem que elas demonstrem uma atitude de máxima transparência. Para conectar a marca a seus clientes graças às embalagens que produz, a Albéa lançou a hashtag #Follow.

A solução oferece um QR code único com serviço digital, que conecta a embalagem ao conteúdo das marcas. Dessa forma, os clientes podem acessar, de maneira interativa, informações mais detalhadas sobre a origem do produto, o processo de fabricação e o uso de materiais. Para as marcas, ela representa a possibilidade de comercializar seus produtos, oferecer conteúdos exclusivos e criar conexões com outros produtos da linha. Quanto aos fabricantes, a iniciativa simplifica a apresentação de informações sobre o fim do ciclo de vida e sobre o potencial de reciclagem dos produtos.