Fundada em 1989, a Coala se tornou conhecida no mercado de limpeza e perfumação da casa, com uma extensa linha de essências aromáticas, desinfetantes, sprays e difusores de ambiente. Há poucos meses, a empresa sediada na cidade de Dois Córregos, interior de São Paulo, apresentou a Coala Beauty, sua nova divisão para o segmento de cosméticos.

A Coala sempre está antenada ao que acontece no Brasil e no mundo. Através de pesquisas de mercado, verificamos uma lacuna no setor de cuidados pessoais. Diante dessa oportunidade, expandimos nosso mix de produtos, lançando a marca Beauty”, afirma Lucas Stoque, gerente de marketing do Grupo Coala do Brasil, que também inaugurou em 2021 as divisões Auto e Pet.

Para ele, essa lacuna em personal care está em “produtos de qualidade profissional e com preço acessível para o cuidado dos cabelos em casa”. Por isso, a estreia da Coala Beauty no ramo de cosméticos se deu em haircare, com um portfólio inicial de 30 itens, divididos em nove linhas, que são produzidas por uma fábrica parceira. Desenvolvidos a partir de potentes ativos naturais, como manteiga de karité, extrato de babosa e óleos de girassol e macadâmia, os produtos focam na hidratação e na reparação profunda dos fios.

A categoria de haircare movimenta bilhões por ano e se tornou essencial para milhões de brasileiros, pois está diretamente ligada à rotina de higiene pessoal”, diz a diretora executiva do grupo Suzana Meneghetti. De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em 2020 as vendas de xampu cresceram 9%, condicionadores, 18,6%, e produtos de tratamento capilar, 12,6%, em comparação com ano anterior.

Entendemos que era o momento de explorar novos desafios”, conta Meneghetti. “Entramos no mercado com fórmulas extremamente testadas e de custo-benefício competitivo. Além disso, oferecermos opções para diversos públicos e todo tipo de cabelo”, acrescenta.

Com linhas para cabelos cacheados, lisos, loiros e até para o público masculino, a marca se preparou para entrar no disputado mercado brasileiro de haircare. “A estratégia para expansão da Coala Beauty é bastante agressiva. Já temos uma ótima aceitação no mercado por conta da cadeia de distribuição dos produtos Coala Essências e agora estamos ampliando para outros canais”, diz Stoque.

Segundo o gerente, além dos pontos no varejo alimentar, no qual o grupo já tem grande penetração em todo o território nacional, a marca de cosméticos quer chegar ao canal farma, além do varejo especializado, como perfumarias, investindo em mídia em TV aberta e redes sociais para tornar os produtos mais conhecidos. Mas o plano de negócio vai além, com projeto de exportação para seus produtos. “Visamos alcançar os mercados europeu e norte-americano”.

Para implantar as novas divisões, o Grupo Coala do Brasil empregou R$ 1 milhão na reestruturação das operações. “Tivemos investimentos em pesquisas, desenvolvimento de produtos e em contratação de novos funcionários”, cita Stoque. Em médio prazo, espera-se que a Coala Beauty represente 25% do faturamento total da companhia.

Para isso, a marca deve crescer em breve. “Já temos outras categorias previstas para lançamento. Em meados de 2022, serão novos produtos de haircare. E num futuro próximo, teremos uma linha de cremes hidratantes corporais”, revela o gerente de marketing.