Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Vendas de perfumes no Brasil correspondem a mais da metade do total da América Latina

Levantamento da Euromonitor mostra que país só não bate os EUA no ranking global; vice-líder no Brasil, Natura aposta em diversificação e sustentabilidade.

Com opções econômicas e também para o segmento de prestígio, os perfumes brasileiros lideram com folga o ranking de fragrâncias da América Latina. Em 2016, o país respondeu por mais da metade (USD 6,4 bilhões) das vendas totais da região, que foram de USD 11,2 bilhões, de acordo com levantamento de Beleza e Cuidados Pessoais da consultoria internacional Euromonitor.

Já no mercado global, o Brasil ocupa a segunda posição, ficando atrás dos EUA, cujo desempenho foi de USD 7,9 bilhões no ano passado. O terceiro lugar neste ranking é do Reino Unido, que teve USD 2,4 bilhões em valor de vendas. Em 2021, a Euromonitor projeta que o tamanho do mercado de fragrâncias do Brasil vá atingir R$ 30,8 bilhões (aproximadamente USD 9,6 bilhões no câmbio atual) em valor de vendas, sem levar em conta a inflação.

Denise Coutinho, diretora global de perfumaria da Natura

Denise Coutinho, diretora global de perfumaria da Natura

Com investimento em óleos essenciais inéditos e iniciativas sustentáveis em todos os estágios da produção, a Natura é a segunda empresa que mais vendeu perfumes no Brasil no ano passado, segundo a Euromonitor. O primeiro lugar ficou com O Boticário e o terceiro, com a Avon.

Assumimos a liderança do mercado de perfumes na Argentina e conquistamos posições muito relevantes em mercados estratégicos para a companhia, como Colômbia, Chile, México e Peru. No Brasil, somos líderes na perfumaria masculina, com marcas icônicas como Natura Homem e Kaiak, e temos observado crescimento expressivo também na perfumaria feminine”, explica Denise Coutinho, diretora global de perfumaria da Natura.

O desempenho está atrelado às iniciativas de expansão, como a previsão de abertura de 17 lojas físicas no Rio de Janeiro e em São Paulo, e na revitalização das vendas feitas pelas consultoras. Segundo a executiva, a perfumaria é um dos focos estratégicos da companhia. “A Natura está sempre investindo em lançamentos e inovação nesta categoria, que é tradicionalmente muito dinâmica. Nos últimos anos, lançamos novas marcas, como Una e Luna, e relançamos grandes clássicos, como Kriska, Biografia e Natura Homem. Além disso, investimos muito na qualidade das fragrâncias e das embalagens, buscando construir a imagem da perfumaria brasileira de qualidade e diferenciada, com um núcleo olfativo próprio, em Cajamar”.

Para atuar de forma significativa na América Latina inteira, a empresa está presente tanto no segmento de luxo quanto em opções mais populares. “Somos a empresa de vendas diretas que está liderando a construção de uma perfumaria premium, de qualidade”, explica Coutinho.

Nas fragrâncias masstige, o carro-chefe da Natura é a marca Kaiak, que foca na conexão com a natureza, seguido pela linha Humor, que propõe uma vida mais leve. Já o segmento com preços mais acessíveis é trabalhado principalmente com colônias, representado por marcas como Águas e Tododia, que prolongam a sensação do banho.

A estratégia de comunicação da empresa propõe uma relação direta entre as fragrâncias da Natura e as origens brasileiras. Para chegar a fragrâncias variadas e a uma identidade olfativa única, Coutinho explica que a perfumista da Natura há 11 anos, Veronica Kato, tem à disposição, além de 2.500 ingredientes da perfumaria mundial, 20 óleos essenciais inéditos, extraídos da biodiversidade brasileira. “Outro diferencial é que todas as fragrâncias utilizam álcool 100% orgânico, extraído de cana de açúcar cultivada sem agrotóxicos ou queimadas”, acrescenta.

O uso de vidro reciclado se soma às estratégias sustentáveis. “Em marcas como Kaiak e Humor, as embalagens contam com 20% de vidro reciclado pós-consumo, e estamos expandindo esse conceito para o restante do portfólio”, afirma Coutinho.

Amanda Veloso

Portfólio

© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

Emmanuelle Bassmann
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

A Brasil International Beauty Fair é a maior feira comercial de beleza da América do Sul. A edição 2018 aconteceu em 08 -11 de setembro de 2018 em São Paulo, Brasil. Veja a seguir uma visão geral das principais tendências e destaques em inovação de produto. O Brasil sempre foi reconhecido por ser inovador no setor de beleza. (...)

+ informações

Seções