No segmento de Higiene Pessoal, as vendas ex-factory no primeiro semestre tiveram aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado, com destaque para o aumento do consumo das categorias de sabonetes e higiene oral, reflexo da intensificação dos hábitos de higiene do brasileiro. O segmento de cosméticos apresentou um crescimento expressivo superior a 10% em vendas ex-factory e com desempenho positivo em todas as categorias de produtos.

O maior destaque foi para a categoria de maquiagem como um todo (isso inclui maquiagem para unhas, boca, rosto, olhos e multifuncional), que cresceu 20% nas vendas ex-factory no período, em comparação ao 1º semestre de 2021. As vendas dessa categoria haviam diminuído com o uso de máscaras de proteção facial, mas o fim da exigência tem feito com que muitos consumidores voltem a realizar compras de reposição de produtos que utilizavam antes da pandemia e impulsionados pelas novidades no mercado.

No segmento de perfumaria, o crescimento foi de pouco mais de 16% em vendas ex-factory. De acordo com a ABIHPEC, o segmento foi impactado pelo aumento dos preços, mas as empresas passaram a buscar novas alternativas para manter seus consumidores e atrair novos compradores. Um dos recursos adotados tem sido investir em mais opções de apresentação, com variações do mesmo produto em tamanhos diferentes, por exemplo. Esse movimento da indústria permite atender a consumidores com diferentes possibilidades de desembolso, mantendo o acesso aos produtos pelos brasileiros.

O segmento de Tissue cresceu quase 15% em vendas ex-factory no primeiro semestre de 2022, comparado a 2021. A categoria de papel higiênico foi a protagonista desse desempenho positivo.