Velberry [1] é o nome do primeiro de uma série de lançamentos previstos no âmbito de um programa de colaboração da Virtual Innovation Ecosystem, rede de especialistas em perfumes e formulação treinados pela BASF para agilizar o desenvolvimento de novos ingredientes para fragrâncias.

Programa de colaboração

"O lançamento de produtos inovadores é um processo longo e caro, que requer uma análise complexa da conformidade com normas e regulamentos, além de envolver riscos financeiros. Poucas empresas do mercado dispõem dos recursos necessários para realizar o fastidioso mas indispensável trabalho de pesquisa e desenvolvimento", explica a BASF. Essa gigante do setor de química se associou a especialistas em perfumes e formulação de fragrâncias com o objetivo de produzir uma série de substâncias inéditas destinadas ao mercado de perfumes.

O trabalho dos especialistas consiste em analisar minuciosamente a paleta de substâncias químicas da BASF, a fim de identificar moléculas que possam ser utilizadas na produção de perfumes. O grande número de ingredientes com bom potencial exige um rigoroso processo de seleção e hierarquização. "Solicitamos o parecer de perfumistas, avaliamos juntos as substâncias e, em seguida, desenvolvemos os ingredientes mais promissores", explica Ralf Pelzer, diretor da New Business Development Unit da BASF Aroma Ingredients.

Perfume doce e frutado

O Velberry é descrito como uma fragrância com nota de cabeça fresca, frutada e açucarada, que abre caminho para um buquê floral como sensação final. "O caráter gourmand revela um misto de notas doces, atalcadas e frescas combinadas com frutas vermelhas. Ele proporciona um excelente efeito florido e pode ser usado como elemento de base para harmonizar e dar equilíbrio às fórmulas", indica a BASF.

Segundo a empresa, o novo ingrediente é biodegradável e apresenta um perfil toxicológico particularmente bom, não sendo classificado como perigoso pelo regulamento europeu CE CLP 1272/2008.

"Com o Velberry, além de atender clientes que buscam novas substâncias para diferenciar os perfumes desenvolvidos por suas marcas, oferecemos uma solução à crescente demanda por alternativas sustentáveis. E tudo isso com um custo muito atraente", ressalta Steffen Götz, diretor da divisão BASF Aroma Ingredients.

A BASF explica que, entre os perfumistas, existe uma grande demanda por substâncias inéditas a partir das quais eles possam sempre oferecer novos perfumes aos consumidores, em particular para produtos de higiene pessoal, como shampoos e loções corporais. Os novos ingredientes lançados pela BASF prometem dar a esses profissionais mais liberdade em termos de criação de fragrâncias, e ao mesmo tempo cumprir as exigências cada vez maiores em matéria de sustentabilidade, segurança e confiabilidade no abastecimento.

"Nosso planejamento de produção já está lotado e outras inovações estão a caminho", anuncia Ralf Pelzer.