A empresa, que fornece ingredientes químicos para indústrias especializadas, desenvolveu um novo princípio ativo para restaurar a beleza e a saúde do couro cabeludo. O alvo da nova substância, que recebeu o nome de Scalposine [1], é a produção excessiva de sebo nos folículos pilosos e a diversidade da microbiota do couro cabeludo.

Scalposine, o novo princípio ativo da BASF reduz a produção de sebo e contribui para a saúde e a diversidade microbiana do couro cabeludo (Photo: © Vladimir Gjorgiev / shutterstock.com)

Segundo a BASF, "a agitação em que vivemos atualmente, somada a fatores ambientais, como poeira e poluição, modificam negativamente as características fisiológicas dos tecidos que recobrem o crânio, aumentando a frequência de problemas nos cabelos e no couro cabeludo em todas as populações do mundo. Um couro cabeludo debilitado é geralmente oleoso, tem caspa e pode apresentar hipersensibilidade".

Em uma série de testes in vivo, ex vivo e in vitro, a BASF demonstrou a capacidade do novo princípio ativo de reduzir a irritação e purificar o couro cabeludo, diminuindo a produção de sebo e reconstituindo a microbiota.

Diversidade do microbioma do couro cabeludo

No couro cabeludo se encontram diversos tipos de micro-organismos que vivem em harmonia com as células humanas. Embora seja praticamente inexplorado, esse ecossistema contribui de forma decisiva para manter a saúde do couro cabeludo. Em um estudo metagenômico, a BASF analisou a influência perturbadora do sebo sobre o frágil equilíbrio microbiótico. A análise confirmou que a diversidade da microbiota é menor no couro cabeludo oleoso do que no couro cabeludo normal. Portanto, o uso de produtos que reduzam o excesso de sebo pode contribuir para melhorar a saúde dessa região do corpo.

Após um mês de aplicação in vivo de um produto com 1% de Scalposine, foi constatado um aumento significativo na diversidade da microbiota do couro cabeludo: comparado com o uso de placebo, o número de táxons aumentou 36%. O ingrediente tem também ação prebiótica, estimulando a recolonização de seis cepas de bactérias previamente identificadas pelos pesquisadores da BASF como benéficas para a saúde global do couro cabeludo.

Redução da produção de sebo

Os testes in vitro revelaram que o uso de Scalposine com 0,7% de concentração reduz efetivamente (em até 77%) a expressão dos genes da 5α-réductase 1, enzima que dá início ao processo de produção de sebo.

Para completar, um estudo clínico realizado durante um mês e controlado por placebo confirmou a capacidade do princípio ativo de reduzir o nível de sebo do couro cabeludo. Vale ressaltar que 82% dos participantes declararam ter sentido um efeito calmante imediato no couro cabeludo, enquanto outros perceberam uma diminuição da descamação após 28 dias de aplicação.

"Com o Scalposine, a BASF desenvolveu uma solução holística com base na sarcosina, substância derivada de ácido aminado naturalmente presente no corpo humano. Mais especificamente, trata-se de um precursor da glicina, ácido aminado essencial à construção de macromoléculas cutâneas, como a elastina e o colágeno", concluiu a empresa.